Cuiabá | MT 17/05/2024
Geral
Sexta, 23 de junho de 2006, 18h25

Prefeitos e Estado se unem para fortalecer turismo na região Oeste


O turismo será uma das cadeias produtivas fortalecidas em 13 Municípios da região Oeste do Estado por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico. Nesta sexta-feira (23.06), o Governo do Estado, em parceria com a Associação Mato Grosso dos Municípios (AMM), Banco do Brasil e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), implantou o consórcio Vale do Cabaçal para fomentar a economia na região e promover o desenvolvimento sustentável, umas das principais metas e prioridades do Governo Blairo Maggi.

O anúncio do 6º consórcio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, que participou de reunião com dez prefeitos, na Câmara de Vereadores, em Mirassol D’Oeste (300 km a Oeste de Cuiabá), ocasião em que reafirmou o compromisso do Governo com o desenvolvimento regional e a unificação das políticas públicas das secretarias para fortalecer as regiões. “Eu entendo que esse é um consórcio que nasce com uma motivação muito grande e será um consórcio de sucesso. Começa a tomar corpo a idéia de que todas as secretarias estão inseridas dentro do desenvolvimento regional”, afirmou o secretário.

Vettorato proferiu palestra sobre o Programa MT Regional, o qual tem como finalidade estimular o desenvolvimento regional, considerando as aptidões de cada região, visando à redução das desigualdades econômicas e sociais. Mais: se propõe a executar as demandas levantadas pelos consórcios intermunicipais. Todas essas ações devem ocorrer de integrada entre as diversas secretarias e entidades de governo.

Aos prefeitos, o secretário informou que MT Regional consiste no planejamento de ações, projetos e programas que visam o desenvolvimento regional, cabendo ao Estado oferecer suporte técnico e operacional para a execução destas ações junto aos consórcios intermunicipais que devem ser implantados em pelos menos 12 microrregiões. “Não podemos pensar na redução das desigualdades sociais sem agir concretamente nos mecanismos que permitam o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. O desenvolvimento não acontece no meu gabinete ou no Palácio Paiaguás (sede do Poder Executivo) e sim nos municípios”, disse o secretário.

O consórcio Vale do Cabaçal é formado pelos Municípios Cáceres, Mirassol D´Oeste, São José dos Quatros Marcos, Lambari D`Oeste, Curvelândia, Porto Esperidião, Figueirópolis D´Oeste, Indiavaí, Araputanga, Rio Branco, Reserva do Cabaçal e Salto de Céu. Nesta região, informou Fraga, os prefeitos vão incentivar as cadeias produtivas do turismo, pecuária de leite, pupunha, mel e fruticultura.

Uma das primeiras ações a serem desenvolvidas na região será a criação de uma central de central de resíduos sólidos, cujo projeto será coordenado pela Secretaraid e Estado de Meio Ambiente (Sema). Vettorato e comitiva também visitaram em Mirassol D’Oeste uma fábrica de palmito desativada.

Anterior ao consórcio do Vale do Cabaçal, já foram criados os consórcios do Vale do Rio Cuiabá, Alto Rio Paraguai, Região Sul, Médio Araguaia, Vale Teles Pires e Juruena.

Além dos prefeitos, participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, o gerente de agronegócios e mercado do Banco do Brasil, Olímpio Vasconcelos, o coordenador dos consórcios, Neurilan Fraga, o coordenador de Desenvolvimento Econômico da AMM, Farid Tenório Santos, Eduardo Figueiredo, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Zaira Pereira, do Sebrae, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114