Quarta, 28 de junho de 2006, 13h45
Copa não ajuda a melhorar o desempenho no comércio
A Copa do Mundo promete ajudar as vendas, mas não cumpre. Apesar de 38% dos varejistas apostarem em melhores resultados durante a Copa, em comparação com o mesmo período do ano anterior, nos dias de jogo, há uma migração de itens tradicionais para produtos como refrigerantes, cervejas e biscoitos, pipocas e confeitos.
Mesmo o aumento da venda de aparelhos de televisão nos supermercados, que hoje responde por 40% do total comercializado no varejo, não ajudou a melhorar o desempenho do setor em maio. Isso porque, a grande maioria das redes ainda não trabalha com o setor de eletroeletrônicos.
Hoje de cada 100 televisores vendidos, cerca de 35 foram comercializados pelos hipermercados. São produtos parcelados que futuramente comprometerão a renda do consumidor, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
De acordo com levantamento da entidade com 53 redes de supermercados, 77% dos entrevistados afirmaram ter aumentado seus estoques de bebidas alcoólicas, 58% de bebidas não-alcoólicas, 70% de snacks e 38% de biscoitos. Apesar disso, apenas 51% das lojas acreditam que terão vendas iguais ao mesmo período de 2005; e 11%, apostam até em queda nos resultados.
Entre as entrevistas, 38% estão realizando promoções ligadas à Copa, sendo que o sorteio de televisão foi a opção escolhida por 35%.