Cuiabá | MT 02/05/2024
Geral
Terça, 01 de agosto de 2006, 07h29

Rede hoteleira debate exploração sexual de crianças e adolescentes


O Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso- ABIH/MT, promovem nessa terça e quarta (01 e 02) , às 18:30 no auditório da Federação do Comércio- Fecomércio, o seminário sobre o Combate e Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento é voltado para funcionários e profissionais que atuam nos meios de hospedagem e também para estudantes de turismo. As palestras serão ministradas por professores da Universidade de Brasília- UNB, especialistas do centro de excelência em turismo da universidade.

De acordo com Luis Carlos de Oliveira Nigro, presidente da ABIH/MT o objetivo do seminário é alertar todas as pessoas que trabalham junto aos meios de turismo receptivo, como agir em situações de risco eminente de abuso ou exploração sexual de um menor. O intuito é o de esclarecer aos integrantes da cadeia produtiva como denunciar e a quem recorrer nesses casos.

Os hotéis, pela natureza do serviço prestado, acabam sendo muito usados para o fim da exploração sexual de menores. Conforme explica Nigro, alguns estabelecimentos adotam na recepção, medidas que previnem a ação dos exploradores. Uma delas é proibir a entrada de menores, sem a presença dos pais, nas dependências do hotel. “Por isso, moças ou rapazes que chegam a convite de hospedes, são obrigados a apresentar documento de identidade na portaria”, esclarece.

“Mas não são todas as empresas que fazem isso. Precisamos acabar com a conivência a essa prática. Queremos alertar as pessoas que acobertar a exploração sexual em crianças e adolescentes é crime”, disse Nigro.

De acordo com dados do Ministério do Turismo as cidades de Mato Grosso que apresentam um maior índice da ocorrência do turismo de exploração sexual em menores, é Barão de Melgaço, Cáceres e Chapada dos Guimarães. O programa do ministério que combate a exploração sexual de menores é levado, por meio de parcerias com o setor hoteleiro, a todas as capitais do país.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114