Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Sexta, 06 de maio de 2016, 12h35

Reunião em Cruzeiro do Sul discute problemas da BR-364


Uma reunião ocorrida em Cruzeiro do Sul e que envolveu diversas instituições e representantes de setores da sociedade civil discutiu a atual situação de trafegabilidade da BR-364 e o reflexo disso na economia e na vida dos munícipes do Vale do Juruá e do Envira.

O encontro, coordenado pelo procurador da República Thiago Pinheiro Corrêa, do MPF em Cruzeiro do Sul, abriu espaço para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) explicasse o motivo de tantos atrasos na conclusão dos serviços e qual a real dificuldade para a manutenção do que já foi feito.

O representante do DNIT, Thiago Caetano, informou que apenas em 2015 a estrada passou a ser responsabilidade do órgão, e que até então o Governo do Acre era quem geria os trabalhos. Desde então, segundo ele, foram feitos novos estudos e projetos para que a estrada fosse praticamente reconstruída. Projetos emergenciais para a manutenção da estrada estão avaliados em R$ 230 milhões.

O promotor de Justiça Iverson Bueno também se manifestou durante a reunião, cobrando ações práticas no que ele chamou de dupla omissão da União, pois tanto a BR364 quanto o aeroporto de Cruzeiro do Sul apresentam problemas e sujeitam a população da região a diversos transtornos e problemas.

Durante o encontro também se manifestaram o representante do exército na região, que alertou para o caráter estratégico da estrada na defesa da fronteira e da soberania nacional, bem como o presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul expôs os prejuízos que os comerciantes sofrem pela demora na chegada dos produtos.

O procurador Thiago Corrêa finalizou a reunião ressaltando que o MPF pretendia colher informações em nível local para cobrar o DNIT em nível nacional, pois entende que localmente a parte técnica vem sendo cumprida pelo órgão, enfatizando que tentará, de forma inicialmente amigável, interferir para que o planejamento seja efetivado, podendo ser avaliada ação judicial em caso de não cumprimento.

Além disso, Thiago Corrêa também encorajou a população presente a pressionar seus representantes políticos no sentido de angariar apoio para que o DNIT possa liberar as verbas para a execução do serviço. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114