Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Quarta, 27 de maio de 2009, 22h49

MT Regional lança plano para salvar biodiversidade


O Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional, sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), realizou nesta terça-feira, o lançamento da Cadeia Produtiva Sociobiodiversidade - Castanha do Brasil. O objetivo é viabilizar a participação dos trabalhadores extrativistas na construção de um programa estratégico de desenvolvimento para o setor nas regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso. Ao todo, 17 municípios serão contemplados. Além disso, o programa visa a conservação da biodiversidade do Estado.

Conforme a diretora de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Claudia Calorio, o plano prevê a capacitação técnica, acesso a crédito e fortalecimento da produção de castanhas, que são os eixos do Plano Nacional das Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade. Ela comentou que os municípios selecionados são aqueles que já estão produzindo, ou seja, que já estão inseridos no mercado produtivo.

“O nosso trabalho nada mais é do que reorganizar esse tipo de produção que segue de modo totalmente desorganizado em MT. Além disso, a nossa preocupação é a manutenção da floresta. É preciso de políticas como essa para manter a floresta em pé de modo ecologicamente correto”, afirmou a diretora de Extrativismo e Desenvolvimento Rural.

Para o superintendente estadual de desenvolvimento regional, José Alexandre Golemo, a iniciativa impulsionará a economia extrativista sustentável, reunindo esforços do setor público, de empresas e da sociedade para que produtos se mantenham na legalidade. Golemo destacou que o programa oferecerá toda infraestrutura para os produtores e comunidades extrativistas.

Segundo informações do presidente da Copavan – cooperativa do Noroeste de Mato Grosso, Airton Benini, com a implantação da cadeia produtiva abrirá as portas para a comercialização do produto. Segundo ele, o escoamento precário e a falta de linhas de crédito impossibilitam o fortalecimento das associações extrativistas. A Copavan está localizada no assentamento Vale do Amanhecer, na região de Juruena (880 km de Cuiabá). A produção mensal da cooperativa são 2 t/mês.

Em todo o país, são mais de 160 produtores de castanha; 4 exportadores e 24 usinas de beneficiamento, que atendem o setor de higiene pessoal e cosmético. Em MT as cidades que serão contempladas são as que compõem os Consórcios Vale do Juruena e Teles Pires.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114