Cuiabá | MT 05/05/2024
Geral
Sábado, 03 de setembro de 2016, 16h05

Seduc realiza diagnóstico de demanda para cursos do Profuncionário


A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realiza diagnóstico de demanda para as novas turmas do curso Profuncionário, que serão ofertadas em 2017 pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), via Educação à Distância (EAD), em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As informações devem ser enviadas até dia 30 de setembro.

De acordo com o superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica da Seduc, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, a demanda deve ser levantada pelas redes municipais e estadual de ensino, por meio das Assessorias Pedagógicas, Centros de Formação dos Profissionais da Educação (Cefapros) e Secretarias Municipais de Educação. “O documento a ser enviado para a Seduc deve conter a demanda por município, portanto, o trabalho tem que ser realizado em conjunto, incluindo ainda o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT)”, esclarece.

Com duração de dois anos, os cursos contemplados no Catálogo Nacional de Cursos Técnico do Ministério da Educação, que integram o Eixo Tecnológico, Desenvolvimento Educacional e Social, são: Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Infraestrutura Escolar.

O programa

O Profuncionário visa a formação dos funcionários de escolas públicas da educação básica, em efetivo exercício, em curso compatível com as atividades desempenhadas no dia a dia do profissional.

Segundo Kapitango-a-Samba a formação ocorre em nível inicial e por meio de cursos técnicos. E tem como objetivo desenvolver ações capazes de criar estruturas promotoras da valorização dos funcionários e aquisição das competências necessárias para o bom desenvolvimento das atividades educacionais. “Esse modelo de formação nasceu em Mato Grosso e já foi implantado em outros Estados”.

Desde 2008 os institutos federais têm a responsabilidade de realizar a formação desses profissionais, acompanhá-los, dar as orientações para a prática profissional, bem como certificá-los.

As fichas com o levantamento da demanda devem ser enviadas para o e-mail saviobcos671@gmail.com.

Informações: (65) 3613-6451

DOWNLOAD

Seduc realiza diagnóstico de demanda para cursos do Profuncionário 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114