Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Quinta, 20 de outubro de 2016, 19h12

Secretário destaca ações na busca pela qualidade das obras do Pró-Estradas


O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, participou da abertura do II Fórum Qualidade em Obras Públicas, realizado na manhã desta quinta-feira (20.10). Na ocasião, o titular da pasta ressaltou as parcerias, projetos e o compromisso com a qualidade de obras executadas em todo Estado. Só na atual gestão, foram concluídos mais de mil quilômetros de asfalto, entre obras de construção e reconstrução.

Durante a abertura, o secretário da Sinfra enfatizou as importantes ações que o Governo do Estado promove ao longo dos quase dois anos de gestão. Dentre elas está a garantia de US$ 1 milhão, cedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a fundo perdido, para investimento na capacitação de profissionais e nas ações que estão sendo pensadas para parcerias e concessões.

“Depois de muito diálogo, conseguimos mais de US$ 1 milhão para que possamos investir no planejamento de obras públicas rodoviárias no Estado de Mato Grosso. Incluindo também as concessões e as parcerias público privada”, disse Duarte.

Dentro deste contexto, o titular da Sinfra ressaltou sobre importantes iniciativas da secretaria. Com intuito de mudar as práticas para gerar mais resultados, Duarte explicou que diferentes ações foram implantadas ao longo da gestão.

“Definimos em seis ‘Ps’, que são planejamento, projetos, pontual, pessoas, preços e parceria. Através deste foco, foi possível investir de forma eficaz em diversas frentes na secretaria. Como por exemplo, muitos achavam que projetos não eram importantes. Deste modo, pensamos diferente. Elaboramos projetos na plataforma BIM e também contratamos uma empresa especializada para apoio, validação e acompanhamento das obras que estavam paradas”, pontuou.

Ainda com base nas novas iniciativas, Marcelo destacou a importância do acompanhamento da qualidade de obras no Estado, por meio de plataformas simples, mas que não eram utilizadas em governos passados.

“Lançamos no ano passado o nosso laboratório móvel que está acompanhando a qualidade das obras em todo Estado e fiscalizando. Não estamos aceitando receber das empresas asfalto sem qualidade. Estamos elaborando coisas simples, mas que nunca foram feitas, e agora estamos exigindo a garantia contratual dos cinco anos”, completou.

Ainda durante a abertura, o conselheiro do TCE-MT e presidente da Rede de Controle, Moises Maciel, parabenizou as iniciativas da Sinfra e frisou melhorias desenvolvidas na gestão.

“Quando eu cheguei naquela secretaria, logo no começo da gestão, encontrei um gestor público triste, cabisbaixo, sem saber para onde ir com tantos problemas e nenhuma orientação. No ano passado, o quadro era desolador. Uma vergonha. O laboratório da secretaria fechado, cheio de entulho, com muito a se fazer e nós podemos avançar até. Isso mudou. O cenário é outro. A Sinfra está se tornando uma referência quanto ao investimento no controle da qualidade. Por isso, quero parabenizar o secretário Marcelo e toda equipe pelas ações desenvolvidas”, finalizou.

“2º Fórum Qualidade em Foco”

Amplo debate sobre a melhoria das obras públicas executadas em Mato Grosso segue até esta sexta-feira (21.10), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O evento conta com uma série de palestrantes de renome dos setores público e privado de todo o país.

O encontro é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), pela Rede de Controle da Gestão Pública - que combate a corrupção e faz ações para melhorias das políticas públicas - e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-MT).

A abertura do fórum também contou com a presença dos secretários de Estado Marco Marrafon (Seduc), Eduardo Chilleto (Secid), Adriana Vandoni (Gtcc). O primeiro dia do evento também teve a presença do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado Eduardo Botelho e os conselheiros do Tribunal de Contas (TCE-MT), Waldir Teis e Moisés Maciel. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114