Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Quarta, 22 de julho de 2009, 17h14

Estado divulga dados da Dengue referentes à 4ª semana de Julho


A Secretaria de Estado de Saúde tem até esta quarta-feira (22/07) a notificação de 32. 944 casos de Dengue. Desse total 1.263 casos foram notificados como casos graves de Dengue, sendo que, desses 1.263 casos, 163 foram descartados por exame laboratorial, diminuindo o total de notificação de casos graves ficando, até a presente data, o registro de 1.100 casos

Os óbitos registrados até o momento são 33. Sendo que, na semana anterior a notificação era de 37 e os exames laboratoriais descartaram 04 casos. Do total de óbitos (33), 25 casos foram confirmados como sendo casos graves de Dengue e 08 casos notificados estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

CUIABÁ - A capital tem notificação de 10.113 casos de Dengue. Sendo 370 notificados como casos graves da doença. Do total destes casos, 302 foram confirmados e 68 estão sob investigação. Cuiabá registra 13 óbitos. Desse total de óbitos 8 foram confirmados como sendo casos graves de Dengue e 5 estão sendo analisados.

VÁRZEA GRANDE – O município tem notificação de 3.372 casos de Dengue. Sendo 458 notificações como casos graves. Do total de casos graves da doença 274 foram confirmados como casos graves e 184 estão sob investigação. Várzea Grande, na semana passada, apresentou notificação de 07 óbitos. Desses 06 foram confirmados como casos graves de Dengue e um óbito que estava sob investigação foi descartado por exame laboratorial.
O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 219.03% de notificações de Dengue, se comparado o período de Janeiro a 22 de Julho do ano de 2008 ao de 2009. No ano de 2008, nesse período, foram notificados 10.326 casos de Dengue. O ano de 2009, nesse mesmo período, apresentou 32. 944 casos.

ÓBITOS NOS DEMAIS MUNICÍPIOS - Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram: Tangará da Serra notificou 02 óbitos confirmados como caso grave de Dengue sendo que um caso, que estava sob investigação, foi descartado. Em Rosário Oeste foram notificados 02 óbitos, sendo 01 confirmado e 01 estando sob investigação. No município de Diamantino, foi notificado 01 óbito sendo confirmado como sendo caso grave de Dengue. Em Juara, foi notificado 01 óbito confirmado como sendo caso grave. Em Nova Mutum, foi notificado 01 óbito, sendo confirmado como sendo caso grave da doença. Em Nortelândia, 02 óbitos foram notificados e estão sob investigação. Em Rondonópolis, notifica 01 óbito confirmado como caso grave de Dengue, sendo que um óbito que estava sob investigação foi descartado. No município de Jaciara foi notificado 01 óbito que foi confirmado como caso grave de Dengue. Em Curvelândia foi notificado 01 óbito sendo confirmado como caso grave de dengue. No município de Tapurah foi notificado um óbito ja confirmado como caso grave da doença. Sinop notificou 01 óbito confirmado como caso grave de Dengue, sendo que um óbito que estava sob investigação foi descartado.

O Estado de Mato Grosso continua com seu monitoramento permanente e alerta os municípios para a execução das ações de controle, evitando a descontinuidade dos trabalhos.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO: A principal medida de prevenção é não deixar o mosquito nascer. Devem ser observadas as seguintes orientações: não deixar água limpa em vasos de plantas e baldes, os quintais precisam ser mantidos limpos, as garrafas devem guardadas sempre de boca para baixo, os pneus devem ficar fora do alcance da chuva, em locais abrigado.Os pratinhos dos vasos de plantas precisam ser enchidos com areia, para evitar o acúmulo de água. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114