Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Quarta, 22 de julho de 2009, 17h14

Governança Integrada de Base aproxima cidadão da gestão pública


Desde que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em 2005, o prefeito Wilson Santos iniciou um processo de aproximação da administração com a população. Para atingir esse objetivo, foram implantados programas como o “Prefeitura em Movimento”, “Mutirão Solidário”, as próprias Administração Regionais, que são subprefeituras dentro de cada região da Capital, e o “Governança Integrada de Base (GIB)”. Este último com uma proposta mais aprofundada dessa relação entre poder público e sociedade.

O GIB tem como principal meta fortalecer a participação popular na gestão da cidade, como ressaltou o gerente do programa, Edson Luis. “Nosso objetivo é fazer com que a população participe democraticamente das decisões em prol do crescimento e desenvolvimento das comunidades, de Cuiabá. Para isso, cada região deve contar com um Conselho Permanente”, disse.

Os conselhos são criados para estimular as ações da Prefeitura nas comunidades, agilizar os atendimentos, adequar os programas municipais às demandas da população. “São ações que, sem dúvida, aproximam gestão e cidadão e melhora a qualidade de vida”, frisou. Hoje, Cuiabá conta com 10 conselhos, cinco criados em 2008 e cinco em 2009. A meta é atingir 34 conselhos até o final do ano, para que o programa atenda todas as regiões da Capital.

O gerente do GIB enfatiza que o programa tem feito sucesso nas comunidades, com um ótimo índice de aceitação. “É importante destacar que a aceitação é muito positiva. Em todos os bairros que visitamos nunca faltou interesse, pelo contrário. Temos cada vez mais pedidos”, afirmou.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114