Cuiabá | MT 15/05/2024
Geral
Domingo, 26 de julho de 2009, 16h31

Microcrédito muda a vida das pessoas e incentiva empreendedores


O microcrédito de até R$ 5.000,00 tem feito a diferença na vida de muitas pessoas no interior do Estado e mantido um índice positivo de quase 100% de adimplência. Em Jaciara, aproximadamente 130 km de Cuiabá, a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), por meio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), já beneficiou oito pessoas de baixa renda, sendo que a nona pessoa assina ainda esta semana o contrato. Desse total, apenas dois financiamentos do Microcrédito estavam com parcelas em atraso, mas renegociaram o pagamento na sexta-feira (17.07), uma demonstração da confiança numa virada de mercado.

O Programa Microcrédito foi criado para fomentar a geração de emprego e renda. Com isso, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, contribui com a economia do município.

Na semana passada, o presidente do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira visitou cada um dos beneficiados pelo Microcrédito em Jaciara para avaliar o resultado da iniciativa. “São pessoas que querem mudar de vida, mas que têm limitações financeiras. Elas vêem no Programa Microcrédito mais uma oportunidade do Governo do Estado em ampliar o orçamento familiar. Elas têm a ideia e o Governo, através do MT Fomento, dá uma força com o financiamento”, explica Arcleidy.

Em todos os casos, as histórias se assemelham a uma vida empenhada em muito trabalho e desafios. Ireni Martins Soares Dourado, por exemplo, é costureira e encontrou no Microcrédito uma oportunidade de comprar duas máquinas de costuras consideradas importantes no processo, uma overlock e outra galoneira que faz arremates.

Maria Irenildes, proprietária de um jornal na cidade, aproveitou a verba do financiamento para comprar computador, máquina fotográfica, impressora e estabilizador. Sua empresa emprega diretamente cinco pessoas (sem contar ela e o marido) e outras cinco indiretamente. Ela conheceu o Microcrédito quando foi vender assinatura do Jornal na Prefeitura de Jaciara.

“Saí sem fechar a assinatura, mas com um panfleto do Microcrédito na mão. Entre as vantagens do financiamento está o fato de não ser burocrático para aprovação, não é um processo demorado. Além disso, o Microcrédito oferece carência para início de pagamento e juros bem abaixo do mercado. Ainda somos um veículo de comunicação bi-semanal, edições às quartas-feiras e sábado. A intenção é futuramente ter uma máquina para impressão e mudar para publicações diárias”, avalia a proprietária.

Segundo o presidente da MT Fomento, o financiamento é liberado desde que o cadastro seja aprovado, seguindo as orientações do Banco Central. “Pode ser melhorado na medida em que o Banco Central for melhorando, pois a agência vai repassando. Em alguns casos é possível, quando as restrições estão enquadradas dentro da Portaria 2682, por exemplo, inviabiliza o processo”, explicou o presidente da MT Fomento.

AMPLIAÇÃO DE NEGÓCIO

Outra beneficiada com o Microcrédito, Maria Cleuza Gonçalves Soares, pretende efetuar outro financiamento assim que quitar seu primeiro microcrédito. “O negócio tá bom, mas estou estudando para melhorar. Atualmente me falta recursos para ampliar o negócio”, frisou a empreendedora.

Maria conta com ajuda do marido e da filha na fabricação de salgados. Comprou, com o recurso da MT Fomento, caixa térmica para armazenar os produtos, freezer e um gazebo.
Tira em média R$ 350,00, que emprega no orçamento familiar.

Rogério Salustiano, apesar das dificuldades em virtude das sequelas físicas deixadas por arma de fogo após um assalto, depositou toda confiança em seu negócio, uma sorveteria. Além de ampliar o ramo com sabores de picolés e sorvetes, comercializa refrigerantes, balas. Também reestruturou seu local de comércio.

Ediene Borges de Oliveira é a mais nova empreendedora que viabiliza seu projeto através do Microcrédito. Assim que completou 18 anos (maio/2009), tratou de buscar recursos junto à MT Fomento. Ela assinou contrato no início de julho para montar um salão de beleza. Em agosto vai inaugurá-lo e deixar o emprego fixo de vendedora numa loja de confecções.

“Já fiz vários cursos de cabeleireiro, técnicas que aplico como freelancer nos finais de semana ou à noite. Faço um pouco de tudo, escovas e tinturarias. Mesmo sem um salão ganho mais que no meu emprego e vou fazer o que gosto”, detalhou a jovem, que terá uma vizinha como parceira atuando como manicure. Ela adquiriu espelho, prateleiras, secador, lavatório e carrinho auxiliar.

RENEGOCIAÇÃO

Apenas dois dos microcréditos disponibilizados até o momento, na cidade de Jaciara, estavam com parcelas vencidas. Mas os tomadores aproveitaram a oportunidade em que receberam a visita do presidente da MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira, para renegociarem o pagamento.

“Não quero parar o negócio, sei que é um momento de crise que está passando. No momento posso pagar o juro da parcela. Até o espaço na BR onde exponho os vasos vou entregar e com esse dinheiro que pagava o aluguel de lá quero pagar as prestações do meu financiamento”, revelou otimista a artesã Vera Lúcia Arando Alves.

Vera reside no município há 40 anos, onde faz vasos de cerâmica sozinha. Mas o negócio só começou há dois anos e meio, utilizando técnicas de pátina envelhecida e marmorizada que o marido aprendeu em Tocantins e a ensinou. Em época de boas vendas comercializa até 35 vasos por mês. No entanto, desde dezembro do ano passado tem vendido em média 10 vasos por mês.

Laura Aparecida Alves de Oliveira também renegociou a dívida. Ela teve dificuldade para efetuar o pagamento porque a cidade enfrentou uma queda na economia com o fechamento da Usina de Jaciara, tida como o foco do movimento na cidade.

A renda da família de Laura vem do seu empreendimento, uma lanchonete. Contou com a ajuda do Microcrédito do MT Fomento para investir no estabelecimento e adquiriu um forno e fogão e um cilindro industrial de fazer pão.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114