Cuiabá | MT 16/05/2024
Geral
Domingo, 26 de julho de 2009, 16h36

Bombeiros querem reforçar trabalho de prevenção a afogamentos


A área metropolitana de Cuiabá possui 4.910 metros de praias que são frequentadas por um público maior entre os meses de julho a outubro. Todos os anos, nesse período, o nível das águas dos rios é mais baixo, e é a fase em que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso registra mais ocorrências de morte por afogamento de banhistas.

O maior número de registros é no rio Cuiabá, que abrange pontos turísticos de Várzea Grande como a comunidade da Passagem da Conceição, distritos de Bonsucessso, Pai André e Praia Grande.

De 2004 a 2008, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registrou 183 mortes por afogamento nos rios que envolvem os municípios da Baixada Cuiabana, sendo que 90% dessas mortes ocorreram no rio Cuiabá.

No ano de 2008 foram registradas 48 mortes por afogamento nos rios da Baixada. Apenas no primeiro semestre deste ano, já somam 26 mortes.

Com o objetivo de reduzir esses números, o Corpo de Bombeiros Militar Metropolitano de Mato Grosso (CBMM-MT), que cuida da área operacional da corporação, se reúne, na próxima terça-feira (28.07), com prefeitos e representantes de oito municípios da região metropolitana (Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande) para definir as áreas destinadas a banhistas, elaborar um plano de atuação e apresentar medidas de prevenção contra afogamentos. A reunião acontecerá às 9h no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Cuiabá.

MEDIDAS

Segundo o comandante em exercício do Corpo de Bombeiros Militar Metropolitano de Mato Grosso (CBMM-MT), tenente coronel BM Paulo André da Silva Barroso, durante a reunião serão discutidos a confecção de placas de advertência para fixar em todas as praias dos referidos municípios, contratação ou disponibilização de funcionários para trabalharem como guarda-vidas no período de praias e fornecimento de equipamentos e materiais para a equipe de guarda-vidas, tais como barco, apito, barraca, cadeira guarda-vida, equipamento de salvamento básico (nadadeira, rescue tube) e uniforme.

Pela proposta, caberá ao Corpo de Bombeiros fornecer as orientações para as placas de advertência, capacitar os guarda-vidas das prefeituras e escalar um militar bombeiro por dia para cada praia para coordenar o serviço dos guarda-vidas das prefeituras, explicou o comandante em exercício do CBMM-MT, tenente coronel BM Paulo André da Silva Barroso. Durante a reunião também será proposto às prefeituras um Termo de Cooperação Técnica para a realização da operação Praias Metropolitanas.

DICAS DE PREVENÇÃO - 85% dos casos de afogamento podem ser evitados se tomados os devidos cuidados. Para tanto, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda aos banhistas que:

- nunca nade sozinho;

- quando for nadar avise alguém próximo;

- crianças devem nadar sob supervisão de um adulto;

- não entre na água após ingerir bebidas alcoólicas;

- não entre na água após refeições pesadas (almoço, jantar);

- não mergulhe de cabeça sem conhecer o local;

- se for nadar, somente faça acompanhado de alguém que conheça o local;

- se começar a chover e relampejar, saia da água;

- lembre-se: ÁGUA NO UMBIGO, SINAL DE PERIGO!

INSTRUÇÕES

1 - Caso ocorra um afogamento, o Corpo de Bombeiros alerta para os seguintes procedimentos:

- mantenha a calma;

- respire e flutue;

- não gaste energia gritando se não tiver alguém para ouvi-lo (a);

- nunca nade contra a correnteza;

- nade em direção a margem mais próxima aproveitando a força da correnteza;

2 - Caso tenha que salvar alguém que esteja se afogando, o Corpo de Bombeiros alerta para os seguintes procedimentos:

- antes de entrar na água avise alguém e acione o Corpo de Bombeiros Militar através do número 193;

- tenha certeza de que pode efetuar o salvamento, pois 48% das pessoas que tentam salvar outras morrem afogadas;

- se o afogado estiver próximo, jogue algum objeto longo como um galho de árvore ou corda para puxá-lo(a) para fora da água;

- se o afogado estiver longe da margem, nade até próximo do mesmo e jogue algum objeto flutuante como um pneu ou garrafa pet vazia;

- reboque o afogado até a margem.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114