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Geral
Segunda, 27 de julho de 2009, 14h02

Diplomata critica ideia de cultura como um grande negócio


O chefe da Representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Adair Leonardo Rocha, afirmou que, do ponto de vista conceitual, a ideia da cultura como um grande negócio não é correta. “Porque cultura é muito mais que isso”.

Segundo ele, é com base nisso que o ministério vem empreendendo esforços para aprofundar as políticas públicas, de modo a consolidar uma visão cultural brasileira que abranja as diferentes linguagens, com prioridade para os espaços periféricos, “onde existam os pressupostos do acesso e do direito que todo mundo tem à cultura”.

Nesse sentido, Rocha destacou a importância do Vale-Cultura, lançado na semana passada pelo governo federal.

Inicialmente, o Vale-Cultura será distribuído a 2 milhões de trabalhadores. O cartão terá valor mensal de R$ 50,00 para gastos em cultura. Rocha comentou que, do ponto de vista da formação do público e da produção das artes, o cartão “vai trazer uma mudança enorme”, porque promoverá uma grande circulação de dinheiro no país.

Rocha destacou que o Plano Nacional da Cultura que vem sendo formatado pelo governo vai estabelecer critérios claros de participação da União, estados e município no direcionamento de verbas para a cultura.

“Isso vai ampliar em muito as verbas orçamentárias da cultura. Então, é cultura como expressão simbólica, como cidadania e como economia”.

Para Rocha, quanto mais acesso da população à cultura mais a renda do setor aumenta, da mesma forma que o consumo. Ele reconheceu que o aspecto da cultura como economia tem sido pouco trabalhado no Brasil.

A política de aumento dos pontos de cultura em nível nacional vai nessa direção. Cada ponto de cultura com as três cotas que recebe da União, estado e município, no total de R$ 160 mil, é um gerador de emprego direto e vai fortalecendo a linguagem específica de cada grupo.


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