Cuiabá | MT 16/05/2024
Geral
Terça, 28 de julho de 2009, 14h04

PM e Sema prendem agricultor por morte de animais silvestres


O agricultor Valdeno Luiz Vieira foi detido por crime lesivo ao meio ambiente. A prisão foi realizada po uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Cáceres, Comando Regional VI, em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), no dia 24 de julho. Ao ser indagado sobre o fato o agricultor revelou aos policiais que teria distribuído às margens da BR-070 pedaços de carne recheados com veneno da marca “Furadan” para matar cachorros do mato (lobinhos). Ele argumentou que a ação foi em decorrência dos animais invadirem a sua propriedade e se alimentarem de galinhas, patos e perus. A ação foi realizada durante o fim de semana.

No local onde ele colocou o veneno foram encontrados mortos dois pássaros silvestres, sendo um “Caracará”, e também um gato doméstico. Os animais tiveram morte instantânea devido a qualidade letal do veneno. Na contagem da PM não estão incluídos os animais e pássaros que consumiram o veneno e morreram mata a dentro.

A Lei 9605 de 12 de fevereiro de 1999, específica a Crimes Ambientais, no artigo 29 estabelece que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rotas migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, a penalidade será de seis meses a um ano, e multa. Por cometer a infração, o agricultor ainda recebeu multa no valor de R$ 5 mil emitidas pelos fiscais da Sema.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114