Cuiabá | MT 16/05/2024
Geral
Terça, 28 de julho de 2009, 14h04

Sanecap elabora normas para recebimentos de resíduos na ETE Tijucal


O engenheiro Noé Rafael da Silva, gerente operacional, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), concedeu entrevista ontem (27-07), segunda-feira, na Estação de Tratamento de Esgoto - ETE - Tijucal), para o canal 4, TV Centro América, no período matutino. Na oportunidade, o engenheiro falou sobre as obras que a Sanecap está executando nas áreas das lagoas, para tratamento do esgoto, recebimento de resíduos sólidos, bem como, a normatização futura de uso dos espaços.

Segundo Noé Rafael, a construção do reator na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Tijucal vai garantir que a ampliação da capacidade de tratamento do efluente e recebimento dos resíduos sólidos. Atualmente, essa capacidade é de 30 litros por segundo, com a obra do PAC passará a 50 litros por segundo. A instalação do reator nesta ETE faz parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Lote 04, que vão atender sete bairros e dois residenciais da região Sul de Cuiabá.

Esse reator vai trabalhar em conjunto com as quatro lagoas de estabilização (uma anaeróbia, duas facultativas e uma de maturação), com vazão média de 50 litros por segundo. O reator fará o tratamento primário, a lagoa facultativa fará o tratamento secundário e a de maturação o terciário, informou Noé Rafael.

Quanto ao recebimento de resíduos sólidos de outras localidades, o engenheiro informou que a Sanecap já está tomando as providências necessárias, para a normatização do uso dessas lagoas. “Estamos elaborando uma minuta, para ser apreciada pela Câmara Municipal e sancionada pela prefeitura de Cuiabá. A partir daí, a Sanecap poderá cobrar pelo recebimento desses resíduos (caminhões fossas e outros), uma vez que, cada município deverá responsabilizar-se pelo tratamento dos seus resíduos”, concluiu Noé Rafael.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114