Cuiabá | MT 02/05/2024
Geral
Quinta, 30 de julho de 2009, 14h51

Congresso de Produção de Peixes discutirá política ambiental


De 25 a 28 de agosto, em Cuiabá, acontece o II Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e o I Encontro Mato-grossense de Aquicultura. O evento, uma iniciativa do Governo do Estado, será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, e conta com a parceria de várias entidades públicas e privadas como a Secretaria de Aquicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP), Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

O Congresso de Produção de Peixes Nativos tem como objetivo fomentar a produção através do desenvolvimento técnico-científico e das parcerias com universidades, institutos de pesquisa e demais entidades. “O governo do Estado pretende ainda, por meio da realização deste evento, discutir, implementar e consolidar políticas públicas e privadas através do lançamento do Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Aquicultura, idealizado pela Seder em parceria com outras entidades, através da Câmara Técnica de aquicultura”, explicou o superintendente de Programas Especiais da Seder, Paulo Antonio da Costa Bilégo.

Dentro desse programa estão definidas ações ligadas à política ambiental (regularização ambiental e recuperação de áreas de APP – Área de Preservação Permanente), produção de alimentos (merenda escolar e agricultura familiar) e saúde pública (regularização das agroindústrias, certificação de produtos e conscientização da população de Mato Grosso para o consumo de alimentos inspecionados.

O Congresso vai reunir técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes além de entidades públicas e privadas, como o Sebrae-MT, todos envolvidos no setor com objetivo de divulgação de tecnologias, novas tendências de pesquisa e programas nacionais e regionais que atualmente têm sido elaborados, além de debates de temas propostos.

O evento terá palestras com envolvimento dos poderes públicos, das instituições privadas e das universidades. Na pauta serão abordados temas como novas tecnologias sobre os aspectos da piscicultura para possibilitar aos participantes atualizar seus conhecimentos na área. O Congresso também oportunizará a realização de debates sobre problemas e dificuldades técnicas, econômicas e políticas da piscicultura nas diferentes regiões produtoras do país e o levantamento de demandas para a pesquisa científica.

Na programação também estão previstas a apresentação de pesquisas realizadas no cultivo de espécies de peixes nativos de água doce, dando maior visibilidade a este setor da piscicultura e para promover a interação entre pesquisadores e produtores dos Estados brasileiros.

ESPECIALIDADES

A piscicultura é o trabalho com criação de peixes. A aquicultura abrange criação de jacarés, tartarugas, camarão e rã. Para cada espécie de animal é caracteriza um nome. O assessor técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Adair José Moraes, lembra que em Poconé (104 quilômetros ao Sul da Capital), já tem 300 mil jacarés criados em cativeiro, e os produtores produzem e comercializam para a população, ressaltou.

Para o assessor técnico, o I Encontro Mato-grossense de Aquicultura consiste no esforço de levar informações importantes para a formação profissional e comercial de interessados neste tema. “É um evento importante para os produtores de peixes nativos, pois será o instante em que se discutirá o passado, o presente e principalmente o futuro desta atividade econômica”.

Mato Grosso é o primeiro estado produtor de peixe em cativeiro no país, os principais peixes são: pacu e pintado.

Para mais informações é só acessar o site www.congressopeixesnativos.com.br.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114