Cuiabá | MT 02/05/2024
Geral
Quarta, 16 de setembro de 2009, 17h46

Diagnóstico pontual ajuda homem com H1 em Alto Taquari


Foi confirmado o primeiro caso de gripe A em Alto Taquari - sul de Mato Grosso. Trata-se de um homem jovem, funcionário de uma empresa do municipio, que apesar de não ser um morador local, exercia funções em seu trabalho em Alto Taquari, ficando vários dias na região.

O paciente em questão, foi diagnosticado e enviado ao Hospital Regional em Rondonópolis, onde respondeu bem aos medicamentos, e há alguns dias deixou a UTI do Regional para uma enfermaria.

O pronto atendimento e o diagnóstico precoce por parte dos profissionais médicos do Hospital Municipal em Alto Taquari foi determinante para que o paciente fosse encaminhado e medicado convenientemente pelo Hospital Regional. Todos aqueles que tiveram contato com o rapaz infectado, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Após a confirmação do caso, foi enviado ao municipio pelo sistema de saúde estadual o medicamento Tamiflú que já está disponível para qualquer caso suspeito em que os medicos locais acharem necessário utilizar.

Outra arma importante na batalha contra a Gripe A, foi a aquisição pelo município de um Kit que aumenta em muito a eficiência da triagem por parte da Secretaria de Saúde. Este kit de resultado rápido pode determinar se o paciente está ou não contaminado com algum tipo do virus influenza. Ele não determina com qual virus da influenza (Virus da Gripe) a pessoa está contaminada, mas mostra se a pessoa está ou não com algum tipo de gripe, com isso a triagem dos casos se torna mais efetiva e rápida, evitando assim monitoramentos e isolamentos desnecessários com algum outro tipo de virose com sintomas semelhantes ao da gripe.

O controle desta enfermidade com ações preventivas irá continuar no município pela Secretaria Municipal de Saúde, haja visto Alto Taquari ser uma região de bastante risco com o grande fluxo de caminhões e carretas que trafegam por aqui rumo ao terminal ferroviário todos os dias.

Segundo o Prefeito Municipal Maurício de Sá e Secretário Municipal da Saúde Osmar Batistucci, não há motivo para pânico, pois Alto Taquari mostrou eficiência na prevenção e no atendimento ao caso confirmado, destacando ainda que em relação aos municípios vizinhos Alto Taquari foi o primeiro a tomar medidas concretas na prevenção da doença, com treinamento adequado dos profissionais de saúde e campanhas dirigidas à população.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114