Cuiabá | MT 06/05/2024
Geral
Terça, 03 de novembro de 2009, 17h11

Instituto do Algodão cria cooperativa de produtores rurais


O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) criou, por decisão dos associados, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em Cuiabá, a Cooperativa Mista de Desenvolvimento do Agronegócio (Comdeagro).

O objetivo da cooperativa, de acordo com o presidente do IMAmt, Gilson Ferrúcio Pinesso, é de congregar os produtores rurais dentro da área de ação para promover o agronegócio. “Também trabalharemos pela geração de tecnologias agrícolas que promovam o desenvolvimento tecnológico dos associados, principalmente quanto ao manejo de pragas, doenças e fertilidade do solo”, citou.

Entre os objetivos sociais da Comdeagro está a produção, processamento, importação, exportação e comercialização de sementes e mudas. “Como o instituto, pela natureza jurídica da entidade, não pode comercializar produtos, então decidimos fundar a cooperativa para fazer, entre outras coisas, esse processo”, explicou o diretor executivo do IMAmt, Álvaro Salles.

De acordo com ele, toda a renda gerada pela cooperativa é para, principalmente, manter o instituto, que é dos próprios produtores, e, eventualmente, se tiver sobras serão revertidas para os associados. “É muito interessante que a gente busque agregar valor, porque cooperativa é soma e não divisão”, sublinhou o produtor Alexandre De Marco.

Para o produtor Eraí Maggi Scheffer, a cooperativa, além de força, torna-se uma ferramenta de proteção e segurança do produtor. “A confiança para quem compra é grande e, com isso, cria volume e preços melhores de comercialização”, assinalou, dizendo, por meio de metáfora, que um produtor trabalhando sozinho é como um animal desgarrado do bando.

“A cooperativa vem realmente para fechar uma lacuna e, dessa forma, ser agente facilitador de toda a agilização e movimentação das pesquisas do IMA”, finalizou Gilson Pinesso, completando que a Comdeagro é uma garantia para o produtor que vai deixar de discutir e resolver os problemas sozinho.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114