Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Sexta, 19 de março de 2010, 07h33

Falta de registro de nascimento impedia criança de assistência médica


Um menino de apenas dois anos de idade sofre de anomalia congênita denominada polidactilia e os pais não conseguiam que a cirurgia reparadora fosse realizada na rede pública de saúde. O que vinha dificultando o tratamento, e também todos os outros serviços inerentes à cidadania, é que não conseguiam fazer o registro de nascimento da criança em virtude da mãe também não possuir este documento.

Procurando a Defensoria Pública durante a terceira edição do projeto Ribeirinho Cidadão, no município de Barão de Melgaço – MT, os pais relataram o problema documental e a necessidade da cirurgia reparadora nos pés e mãos da criança, que tem seis dedos em cada membro. O defensor público Air Praeiro vislumbrou como mais viável que fosse lavrado em caráter provisório a certidão de nascimento do menor, porque para uma certidão definitiva é necessária a obtenção das informações de nascimento da genitora.

Na ação, o defensor ainda reforçou que quanto mais rápida ocorrer a intervenção cirúrgica para extirpação dos dedos supra-numerários, menos traumática será sua recuperação, e menor a chance de ser hostilizado perante os meninos de sua idade por causa da anomalia.

Após manifestação favorável do Ministério Público, o juiz de direito José de Arimatéia Neves Costa deferiu o pedido da Defensoria Pública para que o registro provisório fosse realizado. De pronto, o cartório de registro foi notificado e em poucos minutos o pequeno Jefferson se tornou efetivamente um cidadão, na plenitude de seus direitos e deveres, e agora pode se submeter à cirurgia

Registro tardio - A solução definitiva da criança junto ao Registro Civil somente ocorrerá quando a situação documental de sua mãe for também solucionada. Ela afirma que pode ter sido registrada na cidade de Taquarana-AL, mas nem mesmo o pai dela sabe ao certo desta informação. Isto deverá ser feito mediante a obtenção de informações sobre o Assento de Nascimento da mãe junto aos cartórios do estado de Alagoas.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114