Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Domingo, 21 de março de 2010, 02h42

Goellner fala no RS sobre o uso de óleo vegetal como combustível


O Senador Gilberto Goellner (DEM-MT) fará, na próxima terça-feira (16), em Não-Me-Toque (RS), durante o 21º Fórum Nacional da Soja, que acontece na 11ª Edição da Expodireto, uma palestra sobre o uso de óleo vegetal como combustível, quando apresentará também o Projeto de Lei do Senado nº 81/2008, de sua autoria que dispõem sobre esse tema.

A proposta do parlamentar mato-grossense permite a comercialização do óleo vegetal refinado como combustível e o seu uso em máquinas e equipamentos automotores utilizados na produção agrícola, como também no transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário de produtos e insumos agropecuários e florestais. O Projeto – PLS 81/2008 – prevê ainda a utilização dessa nova matriz energética nos veículos de transporte público coletivo urbano.

Goellner explicará aos convidados da Expodireto que o uso do óleo vegetal como combustível, em substituição ao óleo diesel, vai diminuir os custos da produção agropecuária em até 20%, além de também reduzir a dependência de combustíveis de origem fóssil, bem como a emissão de gases poluentes. No transporte público urbano, a intenção é fazer com que os ônibus das cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014 utilizem o óleo vegetal como combustível, para servir de exemplo de preservação ambiental para o mundo, ressaltou o parlamentar.

O uso da nova modalidade de combustível será possível com a instalação, nos veículos, de um dispositivo apropriado para esse fim, como já é feito em diversos países, como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

O senador informou que, para impedir que o combustível encareça entre a indústria e os produtores rurais, a sua proposta de lei prevê que o óleo vegetal refinado siga direto das usinas para as fazendas, para as unidades de agroindústria, para as garagens das empresas de ônibus urbanos e para as transportadoras.

Na ocasião o senador Gilberto Goellner será um dos agraciados com o troféu Brasil Expodireto, que acontecerá no dia 14 de março, sendo contemplado pela categoria ‘liderança nacional’, junto com mais 10 personalidades que se destacaram no agronegócio brasileiro.

Serão agraciados com o troféu: Yeda Crusius- Governadora do Estado do Rio Grande do Sul; Ademar Schardong - Presidente do Bansicredi; Luis Hermes Svoboda - Pesquisador da FUNDACEP; Waldemar Wiedthauper- Agricultor e associado da Cotrijal; Leo Lima – Desembargador; Giovani Cherini - Presidente da Assembléia Legislativa do RS; Carlos Rivaci Sperotto - Presidente da FARSUL; Fernando Guerreiro de Lemos- Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). A Monsanto do Brasil receberá o prêmio na categoria ‘destaque internacional’ e a Stara S.A. Indústria de Implementos Agrícolas receberá o prêmio na categoria ‘destaque empresarial Brasil’.

O entrega do troféu Brasil Expodireto acontecerá no dia 14 deste mês de março, no restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, e é uma promoção da Cotrijal, Rede Pampa e jornal O Sul.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114