Cuiabá | MT 29/04/2024
Geral
Domingo, 21 de março de 2010, 22h40

Produtora de flores em assentamento a empresária são homenageadas no Março é Mulher


Uma celebração do empoderamento feminino marcada por muitas emoções. Assim foi a entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e do Mérito BPW, no encerramento do 8º Março é Mulher, promovido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW-Cuiabá e o Sebrae Mato Grosso, no dia 11 de março, no Centro de Eventos do Pantanal.

“Atualmente participar com números positivos, no cenário da população economicamente ativa do Brasil, já não é tão desafiador ao universo feminino, prova disso é o resultado deste prêmio, que mostra o crescimento do trabalho das mulheres e a força das parcerias. A BPW tem feito sua parte, no processo de empoderamento e empreendedorismo feminino, realizando um trabalho focado no incentivo, na autonomia, inclusão e na igualdade de oportunidades ao público feminino”
enfatizou a presidente da BPW Cuiabá, lembrando que este Prêmio mostra a garra, ousadia e determinação desta mulheres.

O evento marcou a escolha das duas vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Mato Grosso teve recorde de inscrições no Centro-Oeste: 137 mulheres enviaram suas histórias de sucesso em empreendedorismo e concorram ao prêmio. “A cada ano, sinto a consolidação do Prêmio e vemos que os relatos ficam melhores e mais completos. Isso mostra o amadurecimento da mulher como empreendedora. Só podemos comemorar”, disse Leide Katayama, diretora técnica do Sebrae Mato Grosso.

Teldima Duarte foi a premiada na categoria Micro e Pequenas Empresas. Ela é proprietária da loja de roupas Emergência, em Barra do Garças. Sua proposta inovadora chamou a atenção: a loja funciona 24 horas por dia. Se o cliente precisar de atendimento fora do horário comercial, basta ligar para um número de celular que um dos funcionários abre a loja.

“Eu sempre quis ser comerciante. Mesmo cursando faculdade de pedagogia, eu já vendia roupas para as amigas de turma”, contou Teldima. Ela e o marido, Abi, foram sacoleiros durante muitos anos e estavam acostumados a atender clientes em horários inusitados. “Quando montei a loja decidi oferecer esse diferencial. O nome tem a ver com essa proposta”, revelou a empresária.

A Emergência existe há sete anos e o sucesso é tão grande que já rendeu frutos. Há dois anos, ela abriu também a loja Emergência Kids, voltada para o público infantil. “Vale a pena lutar pelos nossos objetivos. Eu sonho em ter uma loja desde criança. Quando era pequena, já brincava de atender as pessoas, fazer embrulhos para presentes... Temos que acreditar em nós mesmas e levar nossas ideias adiante”, enfatizou.

Na categoria Núcleo de Produção Formal – associação ou cooperativa, a vencedora foi Maria Edna de Souza com o case da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Dorcelina Folador, na zona rural de Várzea Grande. Maria Edna de Souza, autora do relato, é um exemplo de mulher de fibra. Durante a maior parte de sua vida, morou na cidade. Trabalhou em diversos tipos de emprego, como babá e ajudante de cozinha.

“Sou uma pessoa tipicamente urbana. Mudei para o assentamento porque o grande sonho do meu pai era viver no campo. Quando minha mãe morreu, decidi acompanhá-lo nessa empreitada. Mas foi muito complicado, pois deixei minha casa e meu filho na cidade. Receber esse prêmio reafirmou minha fé na perseverança”, relembrou Maria Edna, se esforçando para conter as lágrimas. Os momentos difíceis foram ficando para trás quando uma equipe do Sebrae chegou na comunidade para implantar um projeto de produção de flores tropicais. “A partir daquele momento, me apaixonei pela vida no sítio. Minha mãe cultivava flores e eu adoro plantas. O negócio foi dando tão certo que até meu filho veio morar conosco e trabalhamos os três na terra, produzindo as flores”, disse a empreendedora, que hoje é fornecedora de uma grande distribuidora de flores da região metropolitana de Cuiabá.

A história de coragem desta mulher também foi a vencedora da etapa Centro-Oeste do Prêmio. Agora, vai concorrer ao título nacional, em Brasília, no próximo dia 16 de março.

As duas vencedoras nacionais vão ganhar um curso da Fundação Nacional de Qualidade - FNQ e participarão de uma missão internacional do Sebrae. “Meu conselho às mulheres é que elas nunca desistam, insistam sempre nos seus projetos, em seus sonhos. Eu quero voar cada vez mais alto. E vou voar”, garantiu Maria Edna.

Diante desses exemplos, foi difícil para a primeira-vice- presidente da BPW Brasil, Sueli Batista, segurar sua emoção. Em um discurso marcado pela erudição, ela relembrou a história de Helen Keller, que nasceu cega, surda e muda, e Anne Sullivan, a mulher que a ajudou a superar os obstáculos impostos pela deficiência e se tornar uma pessoa ativa na sociedade – conseguindo ser escritora, filósofa e conferencista. “Nunca se deve rastejar quando o impulso é voar”, ressaltou Sueli, parafraseando Helen Keller.

A líder feminista lembrou que o papel da BPW em todo mundo é o de empoderar a mulher e que essa missão vem sendo plenamente cumprida através de projetos como exemplo este Prêmio. “Deus me deu o dom de ser voluntária, de fazer o bem. Que meus sonhos e a minha energia levem bons fluidos para que a Maria Edna conquiste também o prêmio nacional”, disse a líder feminista, enquanto segurava as mãos calejadas da agricultora.

A Senadora Serys Marli participou da Cerimônia e ficou feliz com os exemplos mostrados pelo Prêmio. “Já conquistamos muito, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Há cem anos, a mulher não tinha direito algum. Mas não nos acomodamos e somamos novas conquistas a cada dia.

Vamos seguir adiante rumo à igualdade completa e total entre os sexos”, exortou a Senadora.

Para abrilhantar ainda mais a noite, a BPW Cuiabá entregou o Mérito BPW à Leide Katayama, diretora técnica do Sebrae. O título é o principal reconhecimento da organização e apenas uma mulher é homenageada por ano. “Escolhemos a Leide, pois ela tem um trabalho consistente pelo empoderamento da mulher, tem compromisso com o desenvolvimento empresarial, cooperativo e associativo do Estado e com isso já transformou inúmeras vidas”, disse Mariza.

Leide Katayama não sabia que receberia a honraria e ficou sem palavras por alguns instantes. “Estou muito surpresa e muito feliz. Nós apoiamos a BPW, pois ela é uma das instituições mais representativas em defesa da mulher e trabalha em sintonia com nossos ideais”, contou Leide após receber o reconhecimento.

Para completar a noite, o show “Feminina” de Marcela Magabeira, que foi criado especialmente para o evento. A estrela da música brasileira que despontou em Mato Grosso selecionou um repertório de canções sobre as mulheres e seduziu o público presente com seu ecletismo e afinação. Das notas românticas de “Linda”, passando pelo tango “Vingativa” e chegando até o balanço de “Toda menina bahiana”, ela mostrou presença de palco e muita alegria em homenagear as mulheres.

“Meu grande sonho sempre foi cantar num evento da BPW, principalmente no Março é Mulher, pois acompanho desde a primeira edição. Está sendo uma das maiores felicidades da minha vida”, declarou a cantora que faz sucesso internacional interpretando clássicos da Bossa Nova em CDs para o público japonês.

Para Mariza Bazo, grande articuladora por trás dessa noite de glória, o resultado positivo é um estímulo para realizar um evento ainda melhor no ano que vem. “Superar esta celebração será um grande desafio, mas tenho certeza de que teremos ainda mais mulheres participando do prêmio e com histórias tão emocionantes quanto estas. O trabalho para a próxima edição começa desde já”, concluiu.

O 8º Março é Mulher contou com o apoio do Sicredi; Sistema Fecomércio/Sesc/Senac; Gráfica Defanti; O Boticário; Àgua Puríssima; Farmácia Nossa Senhora de Fátima; Jornal Rosa Choque, Studio Press Comunicação; Vivaz Assessoria e Eventos; Comissão do Direito da Mulher da OAB/MT; Sala da Mulher e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114