Cuiabá | MT 16/05/2024
Geral
Quinta, 15 de abril de 2010, 07h35

Circuito Lusófono estreita laços culturais de Mato Grosso com Portugal


Com boas perspectivas de trabalhos, Mato Grosso encerrou sua participação no Circuito Lusófono, uma ação promovida através de parceria entre Instituições do Brasil e Portugal. Uma das novidades foi a apresentação do projeto “Casa da Lusofonia” ao Secretário de Estado de Cultura de Portugal Elísio Sumavielle, para a secretária adjunta Ana Madureira e representantes da Fundação Calouste Gulbenkian.

A proposta da “Casa da Lusofonia”, que foi exposta pelo Secretario de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), Oscemário Daltro, prevê a criação de um espaço para a diversidade artística dos países de língua portuguesa. Sumavielle por sua vez, demonstrou interesse na realização da proposta. Para isso foi assinado um Termo de Parceria entre a Associação etnia e a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Através deste termo, a Associação será responsável por buscar parcerias internacionais para implantação da Casa da Lusofonia em Cuiabá.

Outras reuniões estratégicas aconteceram durante a passagem da delegação de Mato Grosso ao país. Oscemário Daltro explica que nas cidades e Instituições por onde estiveram, a proposta de parcerias e intercâmbios foram bem recebidas. Daltro destacou a possibilidade de um
intercâmbio entre artistas de MT e de Portugal através do espaço do Museu do Douro, localizado na Cidade de Régua. Segundo o Secretario, o espaço poderá receber artistas de Mato Grosso para a divulgação de suas produções. Ele explica que a SEC buscará firmar esta parceria que possibilitará o aperfeiçoamento no trabalho de restauração de obras de arte, uma necessidade presente em diversos Museus do Brasil. Em contrapartida, o Mato Grosso receberá artistas portugueses, para a troca de experiências.

Já em Évora, a possibilidade é de que os artistas do Estado possam ir até a cidade histórica realizar uma imersão de 15 dias, tendo como resultado final, a produção de um trabalho prático. A Delegação esteve também na cidade de Rio Maior, onde se encontrou com a Prefeita e vários Secretários Municipais. Durante a visita, puderam conhecer o Cineteatro e à Biblioteca local. Também estiveram no restaurante da cooperativa Terra Chã, em Chãos (Parque Natural da Serra dos Candeeiros). O local é considerado um exemplo bem-sucedido de desenvolvimento local através da proteção da cultura e identidade, já que nele foi realizada a recuperação e revitalização do patrimônio rural, onde se compreende a tecelagem, a recuperação de edifícios de características rurais, de cisternas e eiras de cereais e ainda da gastronomia regional.

Fizeram parte das visitas o Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro e o diretor-superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro entre outros representantes de Mato Grosso.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114