Cuiabá | MT 15/05/2024
Geral
Sábado, 17 de abril de 2010, 10h23

Ferrovia interligando Goiás, Mato Grosso e Rondônia é discutida em Água Boa


“Essa ferrovia consolida um grande sonho de Mato Grosso”. Foi assim que o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, definiu na tarde de ontem a importância da chegada dos trilhos da Ferrovia Centro Oeste em cidades do Estado. O projeto está avançado e foi apresentado em uma grande audiência.

A cidade de Água Boa (706 km a Leste de Cuiabá) parou para ouvir e discutir o que representa a Ferrovia de Integração do Centro Oeste. Com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do governador Silval Barbosa, de parlamentares federais, produtores rurais, e sociedade civil organizada, foram explicadas as etapas de construção.

Serão 1,6 quilômetros de extensão saindo do Estado de Goiás, passando por Mato Grosso até Rondônia. A ferrovia é vista como a solução para minimizar as dificuldades com logística no interior do país. O ministro Paulo Sérgio Passos destacou que é um sistema de transporte moderno. “É um meio de alta capacidade e vai promover custos mais baratos com o frete, consequentemente maior competitividade e desenvolvimento.Esse é um projeto de interesse do Centro Oeste, mas é de interesse do Brasil”, argumentou o ministro dos Transportes.

O governador Silval Barbosa falou sobre todos os avanços na logística em Mato Grosso, citou a obra da BR 163, BR 158 e BR 242, que conseguiu sair do papel com o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). “Dessa forma estamos construindo Mato Grosso, num conjunto de forças entre Governo do Estado, Governo Federal, os parlamentares”, frisou o governador.

Água Boa será uma das cidades mato-grossenses que estará no traçado da Ferrovia Centro Oeste, no mês de março a discussão foi realizada em Lucas do Rio Verde, na região Norte do Estado. “Essa ferrovia consolida o desenvolvimento e traz perspectivas de crescimento, é a retomada da esperança e o sonho de vencer”, disse Silval Barbosa.

O diretor Geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, reforçou que a ferrovia irá transformar a economia não só de Mato Grosso, da região Centro Oeste, mas de todo o país.

Para o prefeito Maurício Tonhá, de Água Boa, que sediou o evento de apresentação do projeto, a ferrovia é uma obra que dará melhores condições de logística e beneficia não só a região do Araguaia, mas fará com que os alimentos cheguem na mesa de todo brasileiro mais barato, por ter condições de transportar com menor custo a produção de todas as regiões do país.

INVESTIMENTOS – Durante o evento, o ministro assinou o convênio que prevê a construção da passarela urbana em Água Boa.

Prefeitos de vários municípios, representantes de entidades, entre outras autoridades participaram da audiência.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114