Cuiabá | MT 15/05/2024
Geral
Segunda, 19 de abril de 2010, 15h46

Júnior Brasa defende no Ebap mais condições para as agências de Mato Grosso


Nenhuma marca se torna poderosa se não for anunciada. A marca é reflexo do investimento em propaganda”, afirma Junior Brasa


O publicitário Júnior Brasa, presidente do Sinapro/MT (Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso) e presidente da Genius Publicidade, esteve recentemente no Rio de Janeiro participando do 7° Ebap (Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade). O evento reuniu os principais nomes do mercado publicitários do Brasil, entre eles, os presidentes dos Sinapros, dirigentes nacionais e regionais da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), para discutir a “Rentabilidade e o futuro das agências”.

Na ocasião, Abap e Fenapro assinaram uma declaração conjunta de princípios e objetivos em defesa da propaganda. Neste momento foi aberto aos participantes apresentarem a realidade de cada região. Representando Mato Grosso, Junior Brasa expôs que “o mercado tem que olhar diferente a remuneração das agências, que é desigual de região para região. No interior do país o valor da inserção é muito menor que nos grandes mercados e se colocarmos na balança que o trabalho feito é o mesmo, ficando clara a necessidade de mudanças nos critérios do Cenp. É preciso também criar uma proteção do repasse do desconto de agência feito pelos veículos. Uma sugestão é o faturamento pelo bruto, abolindo o líquido”.

Junior Brasa também participou das discussões sobre como criar valor para os clientes que resultem em rentabilidade para as agências. “Quando discutimos a importância da marca para o cliente, inclusive como valor patrimonial, chegamos à conclusão de que a propaganda é fundamental nesse processo. Nenhuma marca se torna poderosa se não for anunciada. A marca é reflexo do investimento em propaganda”, afirma Junior Brasa

Outro ponto analisado foi a profissionalização dos departamentos de marketing dos anunciantes, que agora decidem aprovações técnicas deixando a parte financeira para o os departamentos de orçamento e compras. Neste momento, as agências, mais especificamente os departamentos de mídia, terão que acompanhar essa profissionalização, sendo extremamente eficazes e buscando sempre a otimização da verba.

Durante este 7° Ebap, a Abap ainda propôs criar regras para as concorrências privadas, objetivando tornar o processo mais transparente para todas as partes envolvidas. Algumas das ações propostas foram à redução do número de concorrentes e a remuneração para as agências envolvidas. Com estas regras a Abap pretende acompanhar todas as concorrências através de cadastro. O projeto esta sendo planejado, e o próximo passo é ouvir a ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes).

No decorrer da palestra “o futuro da comunicação e das agências de publicidade”, conduzida também por João Batista Ciaco, diretor de marketing e publicidade da Fiat Automóveis, cliente Genius e atual presidente da ABA, fora apresentado às mudanças na relação do consumidor nos últimos anos. “Ele era alvo, target e passou a ser um agente propagador da mensagem da nossa empresa por intermédio das mídias sociais”, explicou. “Por isso, além de convidar o consumidor para pensar em conjunto também é necessária à integração com as novas linguagens e formatos digitais”.

Outra grande notícia divulgada no evento veio da inédita pesquisa do Ibope Inteligência, realizada para a Abap, sobre “como o brasileiro percebe e avalia a propaganda”. Os números apontaram que 87% dos entrevistados gostam da publicidade e 67% consideram que ela tem um importante papel em suas vidas. “A pesquisa indica a valorização da propaganda. Ela é tida como positiva pelas pessoas e julgada relevante”, analisa Nelsom Marangoni, CEO do Ibope Inteligência.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114