Cuiabá | MT 01/05/2024
Geral
Segunda, 23 de julho de 2012, 06h54

Experiências Internacionais fortalecem estratégia de indústria Gaúcha focada em beleza e estética


O primeiro semestre deste ano foi bem concorrido para Cristiano Paganin, diretor comercial e de desenvolvimento de produtos da Tone Derm, empresa de Caxias do Sul, fabricante de equipamentos para a fisioterapia, genética, estética e medicina estética, que viajou para vários países a fim de estreitar ainda mais as parcerias com países de várias partes do mundo, mas a viagem que promoveu um encanto diferenciado foi sua ida à China, que acentuou um intercâmbio tecnológico, com o intuito de conhecer grandes empresas do país que, atualmente, é a segunda maior potência econômica do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Durante a estadia no país Oriental, uma experiência paralela surpreendeu o diretor da empresa. Paganin foi conhecer a feira Yeosu Expo, cujo tema deste ano foi Sustentabilidade nos Oceanos, e estava acontecendo na cidade de Yeosu, bem próxima ao Japão, na Coréia do Sul, que fica a 300 km ao sul da capital Seoul, onde o diretor da Tone Derm estava hospedado. “Não conhecia o evento e me surpreendi, pois a Coréia sofreu terrivelmente com a pobreza pós guerra e era um país muito pobre, e através do investimento em educação atingiu um crescimento expressivo, desenvolvendo o país com base na economia de produção de tecnologia”, afirma Cristiano.

 

 

Segundo Paganin, a feira superou suas expectativas. “Fiquei muito surpreso com tudo que vi. Mais de 40 países participaram com produtos tecnológicos de última geração, alto nível”. Da América Latina, poucos paises representaram o continente, mas a presença do Uruguai chamou a atenção.

”Foi como uma viagem ao futuro”, diz o empresário. Na feira havia robôs que reproduziam expressões humanas. “Eles dançavam e jogavam futebol”. Robôs trabalhando em bases petrolíferas, no fundo do oceano, era um dos projetos mais futuristas apresentado. Outro ponto que chamou a atenção do visitante brasileiro foi a presença mássica dos coreanos com idade avançada, em trajes informais, ativos, saudáveis e antenados, com celulares de última geração, mostrando muita disposição física e comportamental.

Grandes empresas, como a Hyundai, Samsung e LG fizeram a diferença no evento. “Eles estavam instalados em prédios interativo de uns 5, 6 andares, com luzes, paredes móveis, projetos artísticos associados a muita tecnologia, tudo muito bonito”, conta Cristiano Paganin. No pavilhão de entrada, uma tela gigante, preenchia praticamente toda a superfície superior do local, prendendo a atenção dos visitantes.

Ambientes climatizados abordavam os problemas climáticos atuais, como as geleiras, com ursos polares. “Havia um pavilhão inteiro frio, com neve”, diz o diretor da Tone Derm. Como o tema do evento este ano era a sustentabilidade nos oceanos, um dos projetos que mais chamaram a atenção dos visitantes foram as fazendas aquáticas que cultivam algas, com a finalidade de produzir combustíveis para carros, além de ativos médicos.

Os organizadores da feira disponibilizaram aos visitantes, na entrada do evento, um estacionamento para cruzeiros. “Mas eu fui de trem, mesmo”, brinca Paganin, que valoriza a experiência que teve. “Voltei ao país inspirado, cheio de idéias. Planejo aplicá-las nos projetos em desenvolvimento da Tone Derm, focando principalmente em stands bem mais criativos que traduzam o conceito da empresa”, conclui Cristiano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114