Cuiabá | MT 16/05/2024
Geral
Sábado, 27 de abril de 2013, 19h26

Crítica de arte Aline Figueiredo é premiada pela ABCA


O Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) visa contemplar artistas visuais, curadores, críticos, autores e instituições culturais que mais contribuam para a cultura nacional. No ano de 2012, foram dez categorias, com premiação de representantes do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina e Minas Gerais. A crítica de arte Aline Figueiredo, nascida em Mato Grosso do Sul, recebeu o Prêmio Mário de Andrade, por sua contribuição para as artes no Centro-Oeste. Para ela, tal reconhecimento é “importante por perceberem sua luta, que já completa 50 anos, pela descentralização da arte e pela animação cultural”.
Além dessa categoria, há os prêmios Gonzaga Duque, Sérgio Milliet, Mario Pedrosa, Ciccillo Matarazzo, Clarival do Prado Valladares, Maria Eugênia Franco, Paulo Mendes de Almeida, Rodrigo Mello Franco de Andrade e o Antônio Bento.
A contagem dos votos foi realizada no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) em São Paulo. Os prêmios foram atribuídos pelo resultado da votação de cerca de 150 associados, em escala nacional, a partir das indicações que cada um envia para discussão e aprovação em Assembleia Geral da entidade realizada nesta edição, em 13 de março.
Os premiados receberão o troféu, criado pelo escultor Nicolas Vlavianos, no dia 28 de maio, às 20h, em cerimônia no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Aline é nascida em Corumbá (MS) e realizou trabalhos por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Em sua carreira fez parte da equipe de fundadores do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e participou da implantação da Fundação Cultural de Mato Grosso. Além disso, é autora dos livros “Artes plásticas no Centro-Oeste” (EdUFMT/Macp/1979), “Arte aqui é mato” (EdUFMT/Macp/1990) e “A propósito do boi” (EdUFMT/1994). Em 2001, editou o livro “Dalva Maria de Barros - Garimpos da memória” (Editora Entrelinhas), sobre a obra da pintora mato-grossense. Por esta publicação recebeu o Prêmio Sérgio Milliet da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Em 2010, publicou e organizou junto com o artista plástico Humberto Espíndola, o livro “MACP - Animação Cultural e Inventário do Acervo do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT” (Editora Entrelinhas/ 2010).
A Associação Brasileira de Críticos de Arte foi fundada em 1949, no Rio de Janeiro, sob a liderança dos críticos Sérgio Milliet, seu primeiro presidente, Mário Barata, Antonio Bento e Mário Pedrosa, entre outros. O sistema de premiação veio anos depois, em 1978, para focar principalmente as artes visuais. Sua finalidade é reunir os críticos, incluindo os profissionais da crítica de arte, pesquisadores, historiadores, teóricos, ensaístas, jornalistas, jornalistas culturais e professores de história da arte e de estética, brasileiros ou domiciliados no Brasil. Para que isso aconteça são realizados todos os tipos de seminários, editado o Jornal da ABCB e mantido o Arquivo e Laboratório de Crítica de Arte. Hoje a Associação é presidida por Lisbeth Rebollo Gonçalves.
More Sharing ServicesShare | Share on facebook Share on myspace Share on google Share on twitter
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114