Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Domingo, 15 de agosto de 2004, 22h51

Maggi defende meio ambiente em visita a frigorífico


O governador Blairo Maggi afirmou, neste sábado (14.08), durante a inauguração do Frigorífico Juara Alimentos, na cidade de Juara (710 km ao Norte da Capital), que o Governo não pode ceder às pressões de organismos internacionais, que, na sua opinião, sob a bandeira do protecionismo ambiental, tentam passar a imagem de que os produtores dos Estados amazônicos estão destruindo a floresta.

“Existe uma pressão muito grande de organismos internacionais que, nitidamente, não querem o desenvolvimento econômico desta região. O Brasil, cada vez mais, é um produtor de alimentos muito forte e vai concorrer no mercado internacional com outros países. E quem produz alimentos detêm o poder. Esse poder está nas mãos dos outros países e o Brasil vai tirá-lo de qualquer forma”, enfatizou Blairo Maggi, falando do potencial de produção que o País têm.

O governador destacou que é defensor do desenvolvimento econômico dentro do que a legislação brasileira permite. “Eu sempre digo que, se os ecologistas não concordam com a Lei, tem que buscar mudá-la. Mas, daí, a discussão é com os deputados, com o Congresso Nacional”, enfatizou. Blairo Maggi lembrou dos 61% de terras da Amazônia Legal, 14,7% estão abertos e destes somente 1,48% estão sendo usados para agricultura.

Para os convidados do evento - a maioria pecuarista -, o governado reforçou que é um Governo legalista. “Aqui, em Mato Grosso, o Governo cumpre com o que diz a posse da terra: se tem uma invasão e a Justiça determina a reintegração, o Estado vai lá e cumpre”, disse. “Por isso, para nós, a paz no campo é prioridade. Para o desenvolvimento do agronegócio, que é o motor da nossa economia”, disse o governador, ressaltando que, sem os impostos gerados pelo agronegócio, o Governo do Estado não teria recursos nem para pagar o funcionalismo público.

INVESTIMENTO – O frigorífico Juara Alimentos, nova unidade do Grupo Quatro Marcos, irá gerar, inicialmente, 400 empregos diretos. “São 400 famílias que vão tirar seu sustento daqui, vão poder arcar com os custos de educação, saúde”, disse o governador, destacando a importância desses investimentos empresariais no Estado. “Mato Grosso é um Estado forte na agricultura, na pecuária, mas precisa transformar seus produtos, com valor mais agregado, porque valor agregado gera emprego”, enfatizou.

O governador, acompanhado de comitiva e autoridades locais, visitou as instalações do frigorífico, um dos maiores empreendimentos da Região Norte. Inicialmente, a capacidade de abate será de 1,1 mil cabeças de gado por dia. “Vamos fazer aqui o abate e, futuramente, industrializar a carne. Esta unidade vai fazer com que a nossa indústria produza mais, fazer carne enlatada, cozida”, informou o diretor-presidente do Grupo Quatro Marcos, Sebastião Bueno Xavier.

De acordo com o diretor-superintendente do Grupo, Douglas Xavier, o objetivo é, com a nova unidade, aumentar as exportações. Atualmente, as unidades do Grupo têm a capacidade de abater até quatro mil cabeças dia e estão operando com três mil. “Do total da produção, hoje nós exportamos 25%. O objetivo é fecharmos o ano com 50% do que é produzido e ir para o mercado exterior”, informou. O principal mercado de exportação do Grupo é a Europa, mas também comercializa com outros continentes, como África, Oriente Médio, Estados Unidos e Rússia.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini, elogiou a iniciativa dos empresários em instalar uma unidade a mais de 700 km da Capital. “Para os produtores do Norte do Estado é uma oportunidade de terem um preço maior pelo seu gado. Aqui o produto será industrializado, além de gerar emprego. É a consolidação da indústria no Norte do Estado”, enfatizou.

Entre os empresários que prestigiaram a inauguração esteve o apresentador de televisão, Carlo Massa, o “Ratinho”, que tem uma parceria com o Grupo Quatro Marcos. “Ele tem a marca ‘Sabor do Campo’ e nós fornecemos a carne para a empresa dele”, explicou o diretor comercial José Luiz Vianna.

Também estiveram presente no evento a secretária de Emprego Trabalho e Cidadania, Terezinha Maggi, secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Moisés Sachetti, secretário-chefe da Casa Militar, coronel Walter Fátima, secretário estadual de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, senador Jonas Pinheiro, deputado federal Ricarte de Freitas, presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, delegado federal de Agricultura, Paulo Bilego, prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos, prefeito de Juara, Priminho Riva, outros prefeitos da região, e empresários.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114