Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Domingo, 12 de setembro de 2004, 00h11

IEL vai realizar censo sobre mão-de-obra em MT


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-MT está realizando a maior pesquisa de demanda de qualificação profissional realizada em Mato Grosso. Estão sendo investidos cerca de R$ 150 mil para conseguir um diagnóstico da carência em qualificação da mão-de-obra e situação técnica e tecnológica do setor industrial. Mais de 500 empresários de vários segmentos industriais, em 38 municípios do Estado, serão ouvidos pelos pesquisadores do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, instituição contratada pelo SENAI para realizar o estudo.

O resultado tabulado sairá daqui a 45 dias e será utilizado como subsídio para o planejamento estratégico do SENAI para 2005 e 2006. “A qualificação profissional do setor industrial demanda grande quantidade de investimento, principalmente em infra-estrutura adequada para a realização das aulas e equipe de instrutores qualificados. Não podemos fazer esses investimentos sem antes identificar quais são as reais necessidades do mercado”, explica o Diretor Regional do SENAI, Gilberto Gomes de Figueiredo. “É difícil acertar o alvo no escuro”, analisa.

O Diretor Regional explica que a pesquisa irá preencher uma lacuna de falta de informação sobre qualificação profissional no Estado. “Além disso, o discurso operante é que Mato Grosso tem oferta de empregos e carência de mão-de-obra. Vamos realmente descobrir em quê o SENAI precisa atuar para garantir que as indústrias que estão instaladas possam se desenvolver, tendo um quadro de profissionais adequados e, ainda, incentivar novas empresas a se instalarem em Mato Grosso”, diz.

Além de empresários, os pesquisadores irão ouvir, também, os principais atores do desenvolvimento do Estado, como o governador, secretários, prefeitos, e presidentes de instituições do setor produtivo de Mato Grosso. A pesquisa será realizada ‘in loco’, com pré-agendamento com os entrevistados. “È muito importante que o empresário participe dessa pesquisa, disponibilizando um pequeno tempo para responder às perguntas formuladas pela equipe do IEL. Esses dados serão utilizados em benefício do próprio industrial”, enfatiza.

O SENAI de Mato Grosso trabalha com cursos técnicos, de qualificação profissional, aprendizagem industrial e, ainda, com assessoria técnica e tecnológica. Possui 11 Unidades em todo o Estado, nos principais pólos econômicos (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Primavera do Leste, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Sinop, Juína e Poxoréu). Em 2003, foram 11 mil alunos matriculados em cursos do SENAI em todo o Estado e 410 empresas atendidas nos seus mais diversos programas e cursos. Em 27 anos de existência, o SENAI-MT já entregou ao mercado de trabalho mais de 157 mil profissionais qualificados.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114