Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Domingo, 12 de setembro de 2004, 00h31

Três toneladas de cabos de energia foram furtados em MT


Somente no primiero semestre do ano foram realizados 54 furtos de cabos de energia elétrica em Mato Grosso, o que representou cerca de 3,4 toneladas do produto.

Segundo a empresa Cemat - Centrais Elétricas Mato-grossense, os furtos são motivados pelo retorno econômico através da venda do alumínio, principal componente do equipamento e condutor de energia mais utilizado, que é vendico como sucata em ferros-velhos.


De acordo com a concessionária, o custo de reposição dos cabos também aumentou 21,4% nesse mesmo período.

Somente no último dia 27 de julho, cerca de 212 metros foram furtados na estrada velha da Guia, prejudicando o fornecimento de energia das cidades de Jangada, Acorizal, Rosário Oeste e de parte da área rural de Cuiabá.

Segundo o gerente do Centro de Operações Regionais da Superintendência Metropolitana, Marcelo Soares, os ladrões agem sempre da mesma maneira. Eles procuram trechos com cabos de bitolas significativas, em áreas desabitadas e com vegetação tipo cerrado, permitindo variadas rotas de fuga, relata.

Solução

Para conter os crimes, a Rede Cemat tem adotado medidas como o registro de boletins de ocorrência (BO) na Delegacia de Roubos e Furtos e a substituição de cabos de alumínio por cabos de aço em algumas propriedades rurais.

Além disso, a empresa está elaborando mapas de Cuiabá. O objetivo é identificar os pontos com maior incidência de furtos para auxiliar nas investigações. (AH)


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114