Cuiabá | MT 12/05/2024
Geral
Quinta, 16 de setembro de 2004, 00h32

Procon orienta crianças sobre direitos do consumidor


O Código Brasileiro do Consumidor completou no último dia 11 de setembro 14 anos. Em comemoração à data, o Procon-MT, superintendência da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), recebeu um presente especial do Ministério da Justiça: um Cordel do Consumidor.


A cartilha que lembra o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em seu formato, como um livro de bolso, traz informações de forma descontraída e em rimas. Se a tua conta de água veio de montão como se em tua casa existisse um batalhão leva lá tuas faturas pra pedir aferição!, cita o Cordel.


A cartilha alerta também para outras armadilhas que podem comprometer o orçamento. São oito páginas com dicas nas áreas de educação, lazer, compras, baladas e cursos. Certamente, é mais uma forma de atrair a atenção do cidadão para o exercício livre da cidadania, definiu a superintendente do Procon, Vanessa Rosin.


Quem apreciou também a novidade foram os jovens. Eles são loucos por shopping e adoram gastar, mas são mais conscientes do que muita gente imagina. Os jovens consumidores estão brigando mais pelos seus direitos. Recebemos telefonemas e visitas de vários estudantes que têm entre 13 e 25 anos de idade pedindo informações, disse o chefe do Núcleo de Atendimento e Conciliação do Procon, Maurel Castro de Amorin.


De acordo com os registros do atendimento, a principal reclamação dos jovens é a conta telefônica, alta demais para quem só faz chamadas nacionais. Na cartilha, o Procon explica que muitas vezes o problema é a internet.


Quando você entra em um site de jogos, o site direciona você a fazer uma baixa de um arquivo. Esse programa automaticamente reconhece a sua linha discada e faz uma chamada internacional, explicou Maurel.


A arquiteta Neimir de Macedo sabe bem com é não ter seus direitos desrespeitados. Aos 22 anos de idade, ela já procurou o Procon para defender seus direitos. Eu reclamei de um curso de informática que vendeu uma forma diferente daquela proposta na hora em que fui comprar o curso, justificou.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114