Cuiabá | MT 15/05/2024
Justiça e Direito
Terça, 11 de julho de 2017, 16h53

Presidente do TJMT visita Comarca de Poconé


O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, visitou a Comarca de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) nesta segunda-feira e a principal reivindicação que ouviu dos operadores do Direito foi sobre a instalação de mais uma vara na Comarca.

Além de servidores do Fórum, advogados, defensores públicos e promotores também participaram da reunião realizada no Tribunal do Júri. No primeiro momento da visita, o presidente conheceu as dependências do Fórum, inaugurado em 2009.

Atuando com Vara Única, a Unidade Judiciária conta com 51 colaboradores, entre servidores, comissionados, terceirizados, credenciados e estagiários e na Comarca tramitam mais de 16 mil processos, volume considerado grande pela juíza diretora do Foro, Kátia Rodrigues Oliveira. “A Comarca cresceu muito e hoje temos um número expressivo de processos com Vara Única. A instalação de mais uma Vara é uma reivindicação antiga de toda a comunidade de Poconé e uma alegria enorme recebermos o presidente para ouvir esse nosso pleito” salientou a magistrada.

O promotor de Justiça Cleuber Alves Monteiro Júnior participou da reunião e afirmou que a Promotoria endossa a reivindicação dos servidores levando em conta que a instalação de mais uma vara contribuirá com o trabalho de todos. “São várias as demandas, e o município apresenta alguns problemas sociais, como, por exemplo, questões ligadas à criminalidade. Acredito que essa segunda vara irá otimizar não só o trabalho do Tribunal de Justiça, mas poderá contar com uma atuação extrajudicial do Ministério Público o que, consequentemente, facilitará o trabalho de advogados proporcionando uma melhor prestação do serviço público”, destacou.

Para o defensor público João Vicente Leal, a instalação de mais uma vara representa um passo decisivo na melhoria do atendimento aos assistidos pela Comarca. “Sem dúvida irá desafogar o serviço acumulado na defensoria pública que também tem um volume comparado aos volumes de processos que tramitam na unidade judiciária”, ressaltou.

A presidente da Ordem dos Advogados, seccional de Várzea Grande, que responde também por Poconé, Flávia Moretti, engrossou o coro e apresentou ao presidente Rui Ramos as principais necessidades da Comarca para a instalação de mais uma vara. “A Comarca realmente precisa dessa ampliação. É uma região de turismo, tem representatividade na agricultura e na pecuária e uma demanda muito grande, principalmente, na questão criminal. É humanamente impossível um único juiz cuidar dessa quantidade de processos. A vinda do presidente renova a esperança da advocacia poconeana de ter a instalação de mais uma vara”.

Após ouvir as considerações, o presidente destacou que o pedido é mais que justificado. “A comarca tem um quantitativo de processos muito grande. Além de tudo, a complexidade desses processos justifica mais uma vara”, sublinhou Rui Ramos.

O desembargador afirmou que para atender a reivindicação da comarca terá que fazer um estudo e implantar essa segunda vara o mais rápido possível. “Já é uma comarca bastante ativa, instalada há algum tempo e que permanece com uma única vara. É urgente melhorar as condições aqui, porque não é possível se trabalhar com 16 mil processos com um único magistrado”, acrescentou o presidente do TJ.

A resposta do magistrado foi recebida com alegria pelos que estavam presentes na reunião. A juíza Kátia Oliveira levou Rui Ramos para conhecer uma das salas onde a Segunda Vara poderá ser instalada. “O presidente deu um retorno muito bom e tenho certeza que o que depender dele vai fazer com grande empenho, e isso já é um ótimo sinal para todos nós”, comemorou a Kátia Oliveira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114