Cuiabá | MT 15/05/2024
Justiça e Direito
Quarta, 12 de julho de 2017, 10h04

Conciliação: curso é ministrado para defensores


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), está capacitando defensores, advogados e servidores públicos sobre estratégias de conciliação e negociações. O curso iniciou na segunda-feira (10 de julho), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, e segue até sexta-feira (16), contando com 40 horas/aulas. A capacitação tem o objetivo de levar esclarecimentos aos operadores do direito que atuam na área da conciliação e solução de conflitos.

Conforme a instrutora e mediadora, Maria Helena de Deus Bezerra, o público é majoritariamente de defensores públicos. “O curso segue a semana inteira e trata de técnicas para mediação. O público maior da capacitação - 80% - são defensores públicos. Eles solicitaram esse minicurso, pois atuam diariamente com mediações”, comentou.

Além disso, Maria Helena explicou que a turma está muito atenciosa e colaborativa. “As aulas iniciaram agora, mas já percebo uma receptividade positiva. Muitas dúvidas estão sendo levantadas e pretendemos colaborar com essas pessoas para somar aos conhecimentos na prática diária e na solução de problemas”, ponderou.

A servidora e mediadora, Claudete Pinheiro da Silva Martins, reiterou a importância da capacitação e pontuou que o conciliador precisa ser um profissional atualizado. “O mediador é uma pessoa altamente eficaz na comunicação. Quando ele fala ele deve atingir os seus objetivos e quando ouve precisa escutar com o coração. Isso tudo para poder entender os anseios daqueles que estão ali participando da mediação. Ele dá o empoderamento às partes para que decidam seu futuro e suas diferenças”, disse.

A participante da capacitação e comunicóloga, Douvanne Guedes, elogiou a iniciativa do curso e falou sobre a importância das dicas. “Nós que trabalhamos com seres humanos precisamos lidar com os comportamentos e sentimentos deles. A conciliação e a mediação de conflitos são conhecimentos que me farão evoluir, tanto como profissional quanto como pessoa. Esses conhecimentos deveriam ser levados para todos os órgãos, sejam eles públicos ou privados. A solução de conflitos é uma ferramenta muito valiosa para nossas vidas”, comentou. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114