Cuiabá | MT 29/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 05 de julho de 2023, 06h51

Técnicos de oito municípios recebem treinamento sobre sistema de gerenciamento do TCE-MT


.


Gestores de oito municípios passaram por treinamento para utilização do sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Realizado nos dias 29 e 30 de junho pela Secretaria de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan), o encontro reuniu representantes de Alto Taquari, Cotriguaçu, Nova Monte Verde, Santo Antônio do Leste, Curvelândia, Araputanga, Luciara e Rio Branco.

Na ocasião, foram abordados o acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, o que garantiu aos técnicos das prefeituras conhecimento para operacionalizar a plataforma de metas.

Vale destacar que o treinamento é gradual e contempla municípios que já concluíram a fase de elaboração do plano. Assim, depois que os dados são inseridos no Sistema GPE, os técnicos são capacitados e começa a fase de monitoramento.

O secretário de Planejamento e Integração, Adjair Roque, reforça que, por oferecer soluções tecnológicas para a elaboração e o gerenciamento do Planejamento Estratégico, a ferramenta é fundamental para a atuação dos jurisdicionados.

“Por meio dela, os gestores podem acompanhar e analisar o desempenho de suas prefeituras em tempo real, melhorando a compreensão da gestão, o que leva a decisões melhores, ações mais rápidas e mais relevantes”, explicou.

Esta é a segunda edição da capacitação, que teve início no mês de maio com os municípios de Primavera do Leste, Rosário Oeste, Glória D’Oeste e Salto do Céu. De acordo com a Seplan, em julho o treinamento chegará à III turma.

GPE

Lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, o GPE é um programa de longo prazo voltado ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. O Programa busca introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal.

O objetivo é validar os planos estratégicos de cada um dos 141 municípios de Mato Grosso e entregar o diploma de técnico de planejamento a servidores públicos até outubro de 2023. Somente no primeiro ano, o GPE já contava com 96 municípios adesos, em uma cobertura que representava 84,2% da população do estado.

“Esse é o projeto de maior relevância social implementado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso e que melhor coaduna com a nossa nova visão estratégica, que é de fazer a administração pública municipal referência para o Brasil. A partir desse planejamento, também vamos desburocratizar processos e reduzir erros.”

Deste modo, o GPE garantirá efetividade às políticas de desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. Isso resultará em uma administração pública melhor e mais eficiente”, afirma o presidente.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114