Cuiabá | MT 18/05/2024
Educação
Quarta, 12 de abril de 2017, 11h59

Jovens são capacitados sobre geração virtual e cidadania em evento do projeto 'Ação Comunitária'


.

Adolescentes que integram o projeto ‘Juventude Ativa’ do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS/São Mateus), participaram nesta manhã (11), da programação da ‘Ação Comunitária’ realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as comunidades locais, na Escola Estadual Terezinha de Jesus no bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande.

Os 28 adolescentes e estudantes da unidade puderam debater com a defensora pública que atua em Várzea Grande, Tânia Regina Matos, a importância da construção da democracia e da cidadania por meio das redes sociais, com a palestra “Geração Virtual x Cidadania”.

A defensora fez um breve histórico desde o início da comunicação e das relações humanas, ainda na ‘Era das Cavernas’, passando pelas revoluções cognitivas, agrícola e científica. “A internet hoje vem sendo a maior ferramenta de mobilização e instrumento para o exercício de cidadania e democracia, mas é preciso saber usar, se beneficiar, usufruir desse meio de comunicação”.

Como explicou a defensora, a ação de conscientização visa alertar sobre os perigos e benefícios das chamadas ‘redes sociais’. “Hoje, a maioria de nossas tarefas cotidianas são realizadas através do manuseio com o computador. Assim, é notório que o número de internautas também cresce e a criminalidade deixa de ser um perigo apenas no mundo real. Quem está conectado às Redes está sujeito a ser vítima de crimes cibernéticos. Cabe a Justiça a árdua tarefa de acompanhar e proteger a sociedade daqueles que a utilizam para causar prejuízo à terceiros, praticar atos de cunho injurioso, difamatório ou calunioso, ou mesmo contra aqueles que promovem a sistemática violação de direitos básicos previstos em Lei, bem como os maus intencionadas em usar as redes para assédio contra jovens e adolescentes”

Com esse objetivo de orientação e conscientização, como explica Tânia Regina, principalmente, através de palestras e oficinas, repassamos informações sobre as consequências que poderão advir de uma navegação insegura nas mais diversas mídias sociais. “Usamos abordagem simples, por meio de palestras, adequamos a linguagem para o público alvo, os jovens, o que facilita o entendimento. A nossa meta é fortalecer o exercício da cidadania não só nas atividades cotidianas reais, mas também no mundo virtual. As Redes Sociais bem utilizadas ajudam para o bem comum e na construção de uma sociedade mais justa”, explicou.

Os pais dos adolescentes, que também participaram da palestra, puderam, dentro da ‘Ação Comunitária’,usufruir de outros serviços colocados a disposição do projeto "Ação Comunitária" como exemplo a atualização do Cadastro Único, que entre os principais benefícios, dá acesso ao Bolsa Família.

O evento desta manhã, no Nova Fronteira, é uma continuidade da ação que teve início na semana passada no bairro Colinas Verdejantes e que reúne lideranças comunitárias e organizações não governamentais em apoio as propagação dos serviços ofertados pela Pasta da Assistência Social, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social.

“O objetivo é ofertar às famílias ações e serviços que possam cada vez mais contemplar às pessoas e aproximar o poder público da população”, explica a gerente do Centro de Referência em Assistência Social do bairro São Mateus, Ionice Feliciano Ribeiro.

A coordenadora de Atenção Básica da secretaria de Assistência Social, Vanessa Navarro, explica que as ‘Ações Comunitárias’ serão realizadas pelos Centros em duas etapas. O evento foi aberto pelo Centro de Referência de Assistência Social do São Mateus e seguirá com serviços ofertados ainda pelo Centro de Referência de Assistência Social do Cristo Rei, Centro de Referência de Assistênica Social do Jardim Glória e Centro de Referência de Assistência Social do Santa Maria.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114