Cuiabá | MT 29/04/2024
Educação
Quarta, 21 de junho de 2017, 08h31

Professor da UFMT é eleito membro da Academia Mato-grossense de Letras


.

"Quando era criança, queria ser jogador de futebol, músico ou desenhista de quadrinhos. Descobri a poesia. E foi essa forma de ser criativo que me fascinou. Sou poeta nas horas cheias e professor nas horas vagas. Porque essas horas cheias são as significativas criativamente”. Assim se define o mais novo membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), o professor Aclyse de Mattos, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Eleito no último sábado (17), na AML, o professor ocupará a cadeira de número três, que teve como último ocupante o poeta Rubens Mendes de Castro, e tem, como patrono, Ricardo Franco. A solenidade de posse está prevista para acontecer em setembro, na Casa Barão de Melgaço, sede da AML.

Para o roteirista, poeta e contista, “é sempre bom conviver com outros escritores mais de perto, encontrar amigos e falar sobre a criação literária e a cultura. Sonho com uma Academia cada vez mais atuante, indo às escolas, abrindo suas portas para a música, a poesia e a cultura de modo geral”, expressa o escritor, que não gosta de rótulos predefinidos. “Me fascina encontrar uma forma diferente para cada poema, ou cada livro. O impacto do modernismo sem dúvida me é caro. Mas antes, quando adolescente, gostava de Castro Alves e da lírica de Camões. Depois, vieram Fernando Pessoa, Borges, Lorca, Vinicius, Manuel Bandeira...”, afirma Aclyse.

A Literatura

O poeta conta que ainda pretende escrever um livro de romance: “Ainda não arranjei concentração para escrever, mas sonho com um em que o tema seja a Cuiabá da minha infância, onde as pessoas sentavam-se em cadeiras na porta das casas para conversar”, revelou o professor, para quem a leitura é uma das atividades mais fascinantes que há. “Ela permite projetar-se imaginativamente. Entender a posição subjetiva de outra pessoa. A ficção propõe novas possibilidades de realidade. Creio que a Literatura é a possibilidade de transformação a partir do sonho, da memória e da imaginação”, expressou Aclyse sobre o papel da Literatura na sua vida.

O professor poeta

Aclyse de Mattos é professor de Redação e Criação Publicitária no curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor pelo PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Possui pós-graduação em Propaganda e Marketing pela ESPM-RJ. É autor de diversos livros publicados: infantis ("Natal Tropical"), poesia ("Assalto a Mão Amada", "Quem muito olha a lua", "Papel picado", "Festa"), contos ("O Saxofonista") participação, revistas literárias e artigos científicos. Atualmente ocupa a direção da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT.

A poesia

Estátua de Manuel no Porto
Manoel de Barros
Manoel de bronze
Passam os carros
Olham de longe
Tocam as gentes
Andam de perto
Manoel por certo
Volta ao seu bairro
Canta assim quieto
Canto é uma praça
Mundo é o quintal
Jus ao poeta:
Barros, Manoel
Busto de versos
Pedra de céu
Cuiabá, 01 de agosto de 2016 (Centenário de Manuel)
Aclyse de Mattos 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114