Cuiabá | MT 26/04/2024
Educação
Domingo, 16 de setembro de 2018, 08h01

Engenharia Civil realiza semana comemorativa aos 50 anos do curso


Seguem abertas as inscrições para a semana que comemora os 50 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As atividades acontecerão a partir de segunda-feira (17) e vão até 21 de setembro.

Os 13 minicursos ocorrerão entre 18 e 19 de setembro. As atividades abordarão os seguintes temas: “Posicionamento global com tecnologia GNSS/SIG”; “Projeto de fabricação de estruturas de aço”; “Avaliação da vida útil à fadiga em pontes de concreto armado”; “Estabilização de solos para pavimentos”; “Edifícios de alvenaria estrutural em blocos de concreto e blocos cerâmicos”; “Plano de Saneamento Básico em Mato Grosso”; “Projeto de vigas mistas de aço e concreto armado”; “Forças devido ao vento em edifícios altos”; “Modelagem de projeto de uma habitação no Revit 2018”; “Métodos de investigação de campo aplicados em projeto de fundações”; “Regulamento Brasileiro de Aviação Civil no 154-Projeto de Aeródromos”; “Geotecnia aplicada aos Solos Tropicais”; e “Impressão 3D, Fabricação Digital e a nova Revolução Industrial”.

Por sua vez, as palestras abordarão as seguintes temáticas: “A Engenharia Civil: formação e desafios”; “Mato Grosso: Infraestrutura e logística”; “A engenharia e o meio ambiente - depoimento”; “História dos 50 anos do curso de Engenharia Civil na UFMT”; “Lajes Protendidas”; “Tecnologia de captura de CO2 em materiais à base de cimento Portland”; “Gestão do Desempenho de Edificações”; “Hidrovias na Amazônia Meridional”; “Utilização de Ensaios Não Destrutivos na Avaliação de Estruturas de Concreto”; “Reciclagem de pavimentos”; “Inovação tecnológica, da engenharia aeroespacial à engenharia civil”; “Madeiras alternativas para estruturas de cobertura”; “Arquitetura Escolar”; e “Tecnologia indígena e sustentabilidade”.

Também serão apresentados painéis técnicos que abordarão “Técnicas de construção em Light Steel Framing”; “Equipamentos topográficos – Sistemas GNSS”; “Geossintéticos em obras de engenharia”; “Análise de estruturas a partir de modelos em mola”; “Energia Solar: economia e sustentabilidade” e “Ponte de Espaguete: engenharia e eficiência dos materiais”.

A Semana tem como objetivo propiciar a discussão sobre a formação dos profissionais de engenharia civil e a divulgação de novas tecnologias, processos e modelos que vem sendo usados nas atividades de concepção, projeto, planejamento e execução de construções, a programação contará com palestras, mesas redondas, painéis técnicos, minicursos, visitas técnicas e outras atividades comemorativas e culturais. Também integra o conjunto de atividades a nona edição do campeonato de ponte de espaguete.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114