Cuiabá | MT 28/04/2024
Política Nacional
Segunda, 24 de julho de 2017, 21h51

Universitários destacam importância de projeto de extensão que simula rotina parlamentar


Mais de cem jovens de todas as regiões do Brasil simularam a rotina de parlamentares, na Câmara dos Deputados, e puderam elaborar, discutir e votar projetos de lei. Eles participaram na semana passada do Politeia, um programa de extensão da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Câmara, que tem como objetivo promover experiências práticas do processo político brasileiro.

João Becker, deputado do Politeia e estudante de licenciatura em educação física, teve uma proposta sobre educação aprovada por unanimidade nas comissões e destacou a importância de que mais jovens participem de discussões como as que aconteceram no evento. “É uma iniciativa muito boa, para que a gente possa se aproximar do processo legislativo e parar de ficar na zona de conforto, falando mal dos parlamentares e da política, sem buscar melhorias”, comentou.

Esta foi a 12ª edição do Politeia. Além dos jovens que participaram da simulação como deputados, quinze trabalharam como jornalistas. Outros membros auxiliaram nas comissões e na Mesa Diretora como secretários. No total, participaram 156 estudantes.

Processo legislativo

Mariana Bitencourt, coordenadora de Comunicação nesta edição do projeto, acredita que o principal objetivo do Politeia é dar ao aluno, seja da graduação ou do mestrado, a oportunidade de entender o processo legislativo. “São regras complexas, é um vocabulário difícil de entender. Então, aqui, a gente coloca em prática como funciona o Congresso”, destacou.

A coordenadora também ressaltou que, nesta edição, houve uma participação maior de mulheres na organização, no Parlamento e nas lideranças.

O estudante Juan Carlos, que foi o presidente da Câmara na simulação, salientou a importância dos textos discutidos com os colegas. “Foram pautas que estão na vida legislativa real. Creio que o Politeia sirva até como embasamento do que a juventude quer para o seu futuro.”

 

AgC




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114