Cuiabá | MT 27/04/2024
Política Nacional
Quinta, 28 de março de 2024, 13h52

Bolsonaro aparece à frente de Lula em disputa presidencial


.

Levantamento de intenção de voto do Paraná Pesquisas para a Presidência da República mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme os dados divulgados na manhã desta quinta-feira, 28, o ex-presidente aparece com 37,1%, contra 35,3% do petista.

Apesar de numericamente à frente, Bolsonaro aparece em condição de empate técnico com Lula. Isso porque a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

No cenário estimulado em que Bolsonaro surge numericamente à frente de Lula, outros três nomes foram apresentados pela equipe do Paraná Pesquisas aos entrevistados: Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB). Eles registram 7,5%, 6,1% e 1,8%, respectivamente. Nenhum, branco ou nulo somam 8%. Não sabem ou não responderam foram 4,2%.

Na pesquisa divulgada hoje, o Paraná Pesquisas também apresentou um cenário com apenas dois candidatos, justamente Bolsonaro e Lula. O ex-presidente aparece à frente, mas por diferença de 0,1 ponto porcentual: 41,7% versus 41,6%. Brancos e nulos são 8%; não sabem ou não responderam, 4,2%.

A equipe responsável pelo levantamento também registrou outros 14 cenários, mas sem a presença do nome de Bolsonaro na lista. Sem o ex-presidente, o petista lidera todas as configurações apresentadas pelo Paraná Pesquisas.

Mencionado no levantamento de hoje, Bolsonaro está — por ora — impossibilitado de disputar eleições. Em junho do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral o tornou inelegível por oito anos. A Corte considerou irregular a reunião dele com embaixadores em julho de 2022.

Para o levantamento de intenção de voto para Presidência da República, que só irá ocorrer em 2026, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 2.024 eleitores, de 18 a 22 de março. Os entrevistados estavam espalhados por 162 municípios brasileiros. localizados em todos os 26 Estados e no Distrito Federal. Com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114