Cuiabá | MT 28/04/2024
Josias Lemes Rodrigues
Ddd977f3f3d848efabe72a454be363d5
Terça, 19 de fevereiro de 2013, 11h18

Mangueira x Saúde pública

Neste primeiro comentário de 2013 falarei sobre este assunto que incomoda muitos governantes: a saúde pública. Segunda-feira (11.02.13) Cuiabá foi projetada para o mundo através da escola de samba Estação Primeira de Mangueira do Rio de Janeiro (8ª colocada). Assisti a transmissão junto a minha família e a cada discrepância sobre a nossa cidade eu “reclamava”. No final “fiz o balanço” e faltaram várias personalidades para serem homenageadas. Como já falado por muitos faltou Jejé, Zé Bolo Flô, Liu Arruda, calor de 40º, siriri, cururu, quintais com mangueirais e outros. A Prefeitura de Cuiabá teria “investido” mais de R$ 3.6 (três milhões e seiscentos mil) para esta apresentação. É revoltante ainda mais sabendo como estão precários os serviços de saúde, buracos pelos asfaltos, poeira, etc. 
Ano passado escrevi alguns comentários onde enfoquei superficialmente sobre alguns atendimentos que precisei e presenciei na Policlínica do Verdão e Postos de Saúde dos bairros Cidade Verde e Cidade Alta. O ano de 2013 iniciou com as mesmas problemáticas, porem com promessas do Prefeito Mauro Mendes em resolvê-los dentro de noventa dias. Quem não se lembra do prefeito “batendo ponto” no Pronto Socorro de Cuiabá no dia dois de janeiro? Vistoriou o telhado, verificou a escala de serviço, deu tapinhas nos ombros de pacientes e prometeu “dar digno” atendimento à população que necessita do SUS (Sistema Único de Saúde). Mas a situação continua a mesma. Quer ter dor de cabeça, estresse, raiva, “gastrite e úlcera estomacal”, xingar sem querer, “de uma hora para outra”? Então, vá a uma policlínica ou posto de saúde. São problemas na certa. Primeiro: marcar consulta para determinado especialista e este está de férias (merecidas) porem, a Secretaria Municipal de Saúde parece não ter programação para substituí-los. Segundo: pegar remédio e receber a notícia: não tem o remédio, ainda não chegou, “acabou de acabar”, só mês que vem, etc. Terceiro: o despreparo de alguns profissionais com esta clientela (doentes). E tudo isso acontecendo e as autoridades “sambando” e rindo do povo.
Aproveito para conclamar o Prefeito Mauro Mendes, o Secretário Municipal de Saúde Dr. Kamil e os vinte e quatro vereadores e a única vereadora (25 total) para arregaçarem a manga da camisa e trabalharem com mais afinco pela Saúde Pública. Não é brincadeira o que a população passa de indignação e humilhação com esse atendimento municipal. Mães com crianças de colo, grávidas, pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos que antes de amanhecer o dia já estão nas filas para marcar consulta, pegar remédio, fazer exames, etc., mas nem todos são atendidos e ouvem a famosa frase: “acabou a senha, não tem esse remédio, o médico não vem hoje”.
Acordam autoridades, isso é desumano. Que o dinheiro público seja aplicado em políticas públicas voltadas para a população, principalmente a que mais necessita. Nada de dinheiro para outra finalidade desnecessária sendo levado pela “mangueira”, digo, pelo ralo da corrupção. Como conclamar a população para pagar seus impostos? No próximo comentário falarei sobre a situação dos atendimentos dos postos de saúde e da policlínica da Região Oeste de Cuiabá.
 

Josias Lemes Rodrigues - Agente Administrativo / Cepromat josias.lemes@hotmail.com - josiaslemes2009@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Josias Lemes Rodrigues

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114