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Economia
Terça, 18 de fevereiro de 2014, 11h09

Débito não autorizado lidera reclamações no mês


 O débito não autorizado em conta continua a ser a principal reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC). Em janeiro, foram 408 reclamações sobre o assunto consideradas procedentes, ou seja, demandas em que se constatou o descumprimento de regras do Conselho Monetário Nacional ou do BC.

Nessa lista, o Santander lidera, com 99 reclamações, a lista de instituições com mais demandas procedentes sobre débito não autorizado. Em segundo lugar está o Banco do Brasil (99) e, em terceiro, o Itaú (97).

No total, o Banco Central recebeu 2.175 reclamações procedentes em janeiro. O segundo assunto que gerou mais problemas para os consumidores, com 218 reclamações, foi o de esclarecimentos incompletos ou incorretos, ou seja, falhas no atendimento a dúvidas sobre contratos e operações em geral. Com 201 reclamações procedentes, a cobrança de tarifas irregulares por serviços não contratados foi o terceiro maior motivo relatado por clientes.

Bancos. No ranking dos bancos com mais de um milhão de clientes, o Santander lidera o índice de instituições mais criticadas, seguido pelo HSBC e pelo Itaú.

Em nota, o Santander respondeu que vem fazendo uma revisão de processos, ofertas e atendimento para simplificá-los e torná-los mais ágeis e melhorar a experiência dos consumidores. “O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, por isso, continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores”, disse o banco.

Ranking anual

Bancos com mais reclamações procedentes em 2013:

- Santander: índice 1,64

- HSBC: 1,37

- Itaú Unibanco: 1,19

- Banco do Brasil: 1,15

- Caixa: 0,82

O índice é obtido dividindo-se o total de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.

(Minas Gerais IG)




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