Cuiabá | MT 30/04/2024
Agro
Quarta, 15 de junho de 2016, 16h18

Mais de 2 mil propriedades serão fiscalizadas durante vazio sanitário


Mato Grosso tem 11.165 propriedades produtoras de soja, segundo dados da última atualização cadastral do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), realizada em fevereiro deste ano. No período do vazio sanitário da soja, de 15 de junho a 15 de setembro, cerca de 20% deste total de propriedades devem ser fiscalizadas.

Nesta primeira semana, denúncias quanto ao descumprimento da medida podem ser feitas na Ouvidoria Geral do Estado pelo endereço eletrônico: www.ouvidoria.mt.gov.br/mensagem.php. O telefone da Ouvidoria do Indea 0800 647 9990 deve ser liberado até o final desta semana, pois as linhas telefônicas do órgão estão sendo transferidas para a nova sede.

A fiscalização será priorizada em áreas de irrigação, áreas úmidas e de várzea, e em áreas onde foi realizado plantio tardio ou replantio devido a prorrogação da data de plantio e colheita da safra 2015/2016 de soja, nas lavouras que apresentaram perdas em decorrência da instabilidade climática. A estimativa é que no mínimo 30% dos fiscais do Indea realizem a atividade.

O vazio sanitário da soja foi instituído em Mato Grosso como medida fitossanitária desde 2006, com o objetivo de atuar como redutor do inóculo da ferrugem asiática na safra seguinte. Neste período, não poderá haver nenhuma planta viva de soja cultivada ou guaxa (germinação voluntária).

A ferrugem asiática da soja é uma doença causada pelo fungo Phakopsorapachyrhizi, que precisa do hospedeiro vivo para obter seu alimento, por isso, é necessário eliminar toda planta de soja viva. A doença provoca a desfolha precoce da planta, o que impede a completa formação dos grãos e, consequentemente, gera redução na produtividade.

A multa para quem descumprir o período é de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), mais 2 UPF por hectare de planta não eliminada.O valor da UPF pode ser consultada no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), www.sefaz.mt.gov.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114