Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Sábado, 05 de abril de 2014, 19h39

Dom Aquino dá início ao seu 56º aniversário


 O 56º aniversário de Dom Aquino já começou a ser comemorado a partir de sexta com a abertura do 5º Festival de Capoeira que iniciou às 20 horas na Quadra de Esportes Sinval Luciano. “Estamos organizando várias atividades para marcar a data 14 de abril no coração de toda a população que acompanha de perto o trabalho do Executivo para com o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito Josair Lopes.

Durante reunião entre o prefeito, secretários e funcionários, foi discutido sobre a entrega dos convites, além das licitações que já estão acontecendo e o convênio que será recebido para a realização do evento. Cada equipe ficou responsável pelo desenvolvimento de uma atividade que vai desde a organização do desfile da Miss Mato Grosso Turismo até a Marcha para Jesus que encerra o aniversário de Dom Aquino.

Os 10 dias de evento incluirão a visita e lançamento da instalação de uma indústria de colchões, a ordenação de serviço de lama asfáltica no município, uma missa em ação de graças, a escolha da garota esporte 2014, o encerramento do campeonato de bairros, além do show com Henrique e Rafael e a apresentação da Banda Municipal Marcial. E como não poderia deixar de ser, as comunidades religiosas estarão presentes representadas por seus líderes num momento ecumênico realizando a 2ª Marcha para Jesus.

Conhecendo Dom Aquino:

Dom Aquino é um município do estado de Mato Grosso localizado a 172 quilômetros da capital Cuiabá. Sua população estimada no começo de 2007 era de 8.264 habitantes segundo dados do IBGE.

Atividades econômicas: extrativismo palmito, água mineral, produção agrícola de cana de açúcar, soja, algodão, milho, arroz, banana, coco da bahia; atividade pecuária leiteira, indústria alimentícia e outras atividades em menor escala.

Por volta de 1920, garimpeiros procedentes de Poxoréo abriram garimpos em Pombas, Cel. Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino. A primeira denominação da localidade foi Mutum, nome derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos - os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois à corrutela.

O município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à história mato-grossense.

A Lei Estadual nº 2.492, de 24 de setembro de 1965, de autoria do deputado Walderson Coelho, determinou a alteração do nome do município de Mutum para Dom Aquino. Alguns segmentos da sociedade local relutaram na troca do nome. Afinal, desde o surgimento do primeiro núcleo de povoamento, a localidade teve o nome de Mutum. Com o tempo a comunidade passou a aceitar o novo termo.

O nome da cidade é homenagem a D. Francisco de Aquino Corrêa, que foi Arcebispo de Cuiabá e governante de Mato Grosso.

Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114