Cuiabá | MT 29/04/2024
Interior de MT
Segunda, 23 de junho de 2014, 14h54

Rosário Oeste completa 153 anos com festa


Rosário Oeste comemora no no próximo dia 25 de junho, 153 anos e está se preparando para festividades culturais artísticas e esportivas que irão atrair turistas de toda a região e presentear toda a população

“Cidade de um povo hospitaleiro e cheio de sonhos e acolhedora. Município que pertence a rota de uma das maiores produções agrícolas do Brasil, que é a região norte de Mato Grosso. Parabenizo a nossa querida Rosário Oeste, pelos 153 anos de existência”, destacou o deputado Estadual Airton Português(PSD).

As comemorações começaram neste sábado dia 21 de junho, com shows regionais e inicio do Show de Calouros. Lembrando que as inscrições já se encontram abertas na FUNCULTUR no horário comercial. Os finalistas irão pleitear a premiação de R$ 1.200,00 que será dividido entre os três primeiros lugares.

História de Rosário Oeste

No ano de 1757, Inácio Manoel Tourino e sua esposa Maria Francisca Tourino, atraídos pela fertilidade das terras, estabeleceram-se na margem direita do Ribeirão monjolo, onde fundaram um sítio com o mesmo nome. Ali, ergueram uma capelinha feita pela mão de escravos, coberta de palha, para a qual dona Maria Francisca Tolentino mandou trazer do Rio de Janeiro uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

O sítio era caminho obrigatório de quem ia para as minas auríferas de Diamantino, o povoado começou a crescer, até o falecimento do casal fundador. A maioria dos moradores começaram a migrar, especialmente para Diamantino, em busca de melhores condições de vida. Até que em 8 de agosto de 1812, o Capitão José Pedro da Silva Prado juntamente com Marcelino Rodrigues de Toledo e o Ten. Cel. Vitoriano Lopes de Macedo, obtiveram por carta de Sesmaria, uma data de terras lavradas com testada à margem direita do Rio Cuiabá, nas imediações do extinto Sítio Monjolo, ligado as estradas Bandeirantes no Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114