Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Sexta, 10 de abril de 2015, 10h53

Excelência no debate marca Painel de Politica Agrícola


 

Reunindo autoridades do setor e grande público, durante o terceiro dia da FARM SHOW.

 

No terceiro dia da FARM SHOW, o destaque ficou com o Painel de Política Agrícola, onde foram discutidos temas polêmicos e importantes para o desenvolvimento do Agronegócio em âmbito Nacional. Temas como, a proibição do Glifosato (o herbicida mais utilizado no Brasil) pela ANVISA, a PEC 215 novo modelo para demarcação de territórios indígenas, além de discussão sobre a liberação do crédito rural entre outros questionamentos do agronegócio.

 

Participaram do Painel de Política Agrícola, o Presidente do Sindicato Rural José Nardes, deputado Federal Nilson Leitão, Presidente da Famato Rui Prado, Presidente da Aprosoja Ricardo Tomcyk e o representante da AMPA, João Luis Pessa, com mediação do apresentador do Canal Rural João Batista Olive. Todos apresentaram questionamentos de interesse da classe ruralista.

 

Na abertura do painel o Presidente do Sindicato Rural, José Nardes, iniciou agradecendo todos ; "O Sindicato Rural, esteve no centro para realização da FARM SHOW, porém, tudo só foi possível devido a parceria com empresários, revenda de máquinas, e mais de 50 indústrias do setor do agronegócio", o presidente foi complementado pelo Mediador do debate João Batista Olive que também destacou : " A FARM SHOW, é fruto da ousadia e coragem do Sindicato Rural, que mesmo diante do cenário atual de nossa economia, trouxe conhecimento e oportunidade de negócios aos produtores rurais." , destacou Olive.

Já o presidente da FAMATO, Rui Prado iniciou sua fala destacando a balança comercial negativa do país, além das deficiências estruturais do Brasil, "Atualmente temos obras importantes no setor de logística como a BR 163 paradas, recentemente a ferrovia chegou a Rondonópolis no sul do estado, mas, a produção está concentrada no Norte, isso sem falar do crédito rural que deveria estar disponível e não está", destacou Prado.

 

Outro assunto abordado durante o painel, foi apresentado pelo Presidente da APROSOJA, Ricardo Tomcyk, que trouxe ao conhecimento de todos o novo Plano Safra. "Mesmo que seja mantido o mesmo incentivo do último ano por parte do Governo, o agricultor sentirá o arrocho, devido a alta na taxa de juros, precisamos de extrema cautela em todos os processos de negociação."; salientou.

 

Representando a AMPA, o produtor rural João Luiz Peça, levantou o questionamento sobre a Proibição o Glifosato, o herbicida mais utilizado no Brasil, para que seja reavaliado a toxidade de oito ingredientes ativos suspeitos de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, a solução apresentada pelo produtor foi a criação de um instituto no Estado, para controle da utilização da substância. "Assim como criamos o Instituto Algodão Social, e tornamos Mato Grosso referência em produção, também podemos criar um Instituto que fiscalize a utilização do Glifosato, assim como outros herbicidas." , explicou.

 

O destaque da noite foi o deputado Federal Nilson Leitão, a quem foram destinadas várias perguntas, com destaque para PEC 215, que regulamenta um novo modelo de demarcação para terras indígenas, "A PEC trás a verdade por trás da questão indígena, queremos saber como está vivendo o Índio brasileiro, com base nos investimentos destinados pelo governo.", explicou.

 

O painel trouxe conhecimento e questionamentos construídos diante da atual realidade econômica do país, " Atingimos nosso objetivo de olhar pelo produtor rural, fazendo com que ele participe de questões importantes para o desenvolvimento do setor agrícola em nosso país.", finalizou José Nardes.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114