Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Terça, 05 de maio de 2015, 10h54

Desbravadores são homenageados com Comenda Norberto Schwants


As honrarias foram distribuídas durante a oitava edição da Festa Portelaço, que ocorreu na Comunidade Brígida, em Sinop

O deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) realizou , neste domingo (3), a entrega de 21 Comendas “Desbravador Norberto Schwants”. As honrarias foram distribuídas durante a oitava edição da Festa Portelaço, que ocorreu na Comunidade Brígida, em Sinop.

As homenagens são destinadas aos desbravadores sulistas responsáveis pela colonização e desenvolvimento das regiões Norte e Araguaia do Estado. A outorga foi criada em 2010 pelo ex-deputado Dilceu Dal' Bosco.

Cerca de duas mil pessoas lotaram o pavilhão da Comunidade Brígida para celebrar o Portelaço, festa que reúne ‘gaudérios’ do município de Tenente Portela, Rio Grande do Sul, cidade natal de Norberto Schwants, desbravador que dá nome a comenda.

Vestidos com trajes típicos sulistas, os migrantes deram início as comemorações, que contou com uma missa crioula, sessão solene da Assembleia Legislativa para entrega de comendas e o tradicional baile gaúcho.

Entre os agraciados, estava o agricultor Aquilino Baldo. Natural da cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul, mudou-se para Mato Grosso em junho de 1980, ao lado da esposa Maria Baldo e seus cinco filhos. A família foi assentada pelo Programa de Colonização Fundiária do Governo Federal na Quarta Agrovila, que mais trade tornou-se a cidade de Nova Guarita, onde ainda hoje residem.

“Enfrentamos inúmeras dificuldades aqui em Mato Grosso, desde problemas com malária, até com a criação e o plantio, mas nunca desistimos e acabamos nos unindo em prol da comunidade, trabalhando muitos anos nas diretorias sociais”, conta Baldo.

Natural de Tenente Portela, a professora Liliana Inês Weber mudou-se com a família para Mato Grosso na década de 80, também para a Quarta Agrovila, hoje cidade de Nova Guarita. Mais tarde, em busca de ampliar seu conhecimento técnico, mudou-se para Sinop, onde formou-se em pedagogia pela Unemat e começou a lecionar na Escola Cenecista Santa Elisabete. Lá trabalhou como alfabetizadora durante 10 anos e há 14, atua como diretora.

Durante a entrega das honrarias, o deputado Dilmar Dal’ Bosco destacou a importância dos migrantes para o desenvolvimento da região Norte de Mato Grosso.

“A maioria dos migrantes ocupou o nortão na década de 70, quando só existia lama, mosquito e mata fechada. Trabalhando de sol a sol, com as mãos e o coração, para dar melhores condições de vida aos seus filhos, esses migrantes ajudaram no desenvolvimento de Mato Grosso, que tornou-se a potência agrícola que hoje é. Nada mais justo que reconhecer e estimular esses herois”, afirmou Dilmar durante seu pronunciamento.

O Portelaço reúne migrantes, especialmente das cidades do Rio Grande do Sul, que hoje vivem em Mato Grosso. A festa, que acontece de dois em dois anos em diferentes municípios do Estado, nasceu a partir da ideia de um Portelence, Silvio Francisco Lima, o Bugio, que há anos vive em Sinop. Manter viva a tradição e reunir os amigos foram os motivos que levaram Silvio a promover o evento.

“É muito bom quando as pessoas que vieram de uma mesma cidade ou próximo e, depois de 10, 20 anos se encontram, é muito bom, trás uma satisfação muito boa”, destacou. “Por isso essa festa existe, para unir as pessoas e manter nossas raízes e viva nossas tradições”, completou.

O autor da Comenda, o ex-deputado estadual Dilceu Dal’ Bosco, participou do evento ao lado dos vereadores Valcir Jacob Lazaretti, o Vatti do município de Nova Guarita e Gilson Baitaca de Lucas do Rio Verde.

A cerimônia também teve a participação do ex-prefeito do município de Três Passos, estado do Rio Grande do Sul, Cleri Camilotti, o presidente do Rotary Clube de Sinop, Nilson Sauer, o Governador Assistente da Região Norte do Rotary Clube, Hélio Araújo além do presidente do 8º Portelaço, Sérgio Didone.

Norberto Schwants - Nascido em 19 de março de 1935, Schwantes atuava como jornalista, empresário e também pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Paróquia de Tenente Portela, Rio Grande do Sul.

Inovador, Norberto encabeçou, em 1971, a criação da Cooperativa 31 de Março (Coopercol), que entrou para a história como a primeira cooperativa colonizadora do país. Foi então que os associados adquiriram uma área de 39.981 hectares na região Araguaia, onde foram assentadas 80 famílias.

Anos mais tarde, a localidade foi emancipada dando origem ao município de Canarana. O nome foi dado graças a um capim chamado de “Canarana”, e por ser semelhante à Canaã, a terra prometida aos hebreus na história do Antigo Testamento da Bíblia.

Além de Canarana, Schwantes foi responsável pela fundação de Água Boa no Araguaia e mais oito projetos de colonização entre 1970 e 1976. Anos mais tarde concorreu a deputado federal constituinte, assumindo como suplente para a legislatura de 1987-1991. Ele faleceu no exercício do mandato, em 17 de setembro de 1988.

 

Foram agraciados:

ANCILA DE PAOLLI SPULDARO

AQUILINO BALDO

CELSO BIGUELINI

COMERCINDO TOMELIN

CRISTÓVÃO DA SILVA BATISTA

DARCY CANEPPLE

EDESIR UGOLINI

EMERSON ALVES TEIXEIRA

GUIDO ZARTH

JOÃO BATISTA VARELLA RODRIGUES

JOÃO ILTON DA LUZ

LILIANA INÊS WEBER

LOURDES BRIGNONI LAUXEN

ODETE BIANCHETE

OSWALDO PAULA

PEDRO JOSÉ SANGALETTI

SILVIO FRANCISCO LIMA

TERESINHA ZAMBENEDETTI DOS SANTOS

TEREZINHA ZANTEDESCHI GOULART

VALDECIR BAÚ

VALDIR TAFFAREL




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114