Cuiabá | MT 18/05/2024
Interior de MT
Domingo, 11 de outubro de 2015, 11h08

Escola estadual tem sala 'anexa' a 4km de distância da sede


Foto: Odair Dutra

O distanciamento segrega alunos e onera as despesas da instituição

A Escola Estadual José Domingos Fraga, localizada no município de Sorriso/MT, passa por grande problema estrutural. Na unidade, estão matriculados 1.400 alunos, mas devido à falta de salas de aula, 430 estudantes são obrigados a estudar em um “anexo” que está a 4km de distância da sede.

Visando melhorar as condições estruturais e organizacionais da escola, o deputado estadual Zé Domingos Fraga (PSD) fez uma indicação à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT) solicitando a construção de oito salas dentro do complexo educacional.

Foto: Marcos Lopes

A base da escola está situada na Rua Tenente Lira, nº 1291, Centro, já o anexo fica na Av. Tancredo de Almeida Neves S/N, Centro. A distancia entre elas é de 4km, o percurso é feito diariamente por 430 estudantes que vão de ônibus, bicicleta ou caminhando. Os alunos remanejados para o anexo, cursam a 2ª e 3º séries do Ensino Fundamental e ficam isolados dos demais.

O coordenador Odair José Dutra conta que essas salas anexas contribuem para o aumento dos gastos, pois duplica contas como: energia elétrica, merenda, funcionários e outros, além de atrapalhar culturalmente os estudantes que não participam dos eventos e ações realizadas na base.

“Para os funcionários o transtorno é enorme, tudo precisa ser feito entre a sede e salas anexas. Os alunos são os maiores prejudicados, principalmente nas questões pedagógicas, por que nem tudo que é realizado na matriz consegue-se realizar nas salas distantes. Temos a impressão ter duas unidades escolares com a mesma denominação, relata o coordenador.

Zé Domingos acredita que com essa junção dos alunos, as dificuldades de acompanhamento da direção e coordenação diminuirão e dará um salto significativo no ensino, proporcionando uma aprendizagem de qualidade.

“Dar condições dignas e humanas aos alunos é sempre muito positivo e favorece uma inclusão social muito mais abrangente. Além disso, a obra irá contribuir para os alunos e a comunidade escolar, gerando o bem-estar social, afirma Zé Domingos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114