Cuiabá | MT 30/04/2024
Interior de MT
Segunda, 16 de novembro de 2015, 14h08

Comunidade indígena no Xingu participa de curso sobre apicultura


Indígenas da Aldeia Aribaru, da etnia Juruna, localizada no município São José do Xingu (1.200 km a Nordeste de Cuiabá), Região do Araguaia, participaram do curso de qualificação e Boas Práticas Apícola, realizado pela Associação Indígena Arupada em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Durante três dias o técnico agrícola da Empaer, Anderson Conceição Teixeira, abordou informações teóricas e práticas sobre a cadeia produtiva do mel.

Conforme Anderson, o objetivo foi capacitar os indígenas para a criação de abelhas e produção de mel. Ele destacou que a apicultura é uma atividade capaz de causar impacto positivo, social e econômico, além de contribuir para a manutenção e preservação do ecossistema existente. A possibilidade de implantar apiários no local é algo novo, e ainda pouco explorado. Agora vão trabalhar na implantação da apicultura na aldeia. A qualificação contou com a participação de 17 indígenas.

Durante a qualificação, o técnico falou sobre a criação de abelhas africanizadas – Apis mellifera, com enfoque no manejo de colmeias, como capturar abelhas, Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado no trabalho, cuidados e higiene na manipulação do mel, cera, geleia real, própolis, pólen, polinização nas culturas e outros. Segundo Anderson, o treinamento é fundamental e reconhecer o manejo é ideal para criação que requer pouco esforço e apenas cuidado.

O técnico agrícola da prefeitura, Lúdio Souza Barros, que presta atendimento a comunidade indígena Aribaru, falou que a aldeia possui 115 pessoas que trabalham com a agricultura e cultivam milho, mandioca, abóbora, banana da terra, melancia e outros. E os índios estão testando duas caixas de abelha para aprender a produzir mel.

O secretario da Associação Indígena Arupada, Antônio César Ferreira, disse que os índios Juruna têm uma agricultura forte e produzem para a merenda escolar. Segundo Ferreira, na aldeia possui a Escola Estadual Bitahama que compra 100% dos produtos da agricultura familiar. “A produção de mel é para atender a escola e consumo da comunidade”, enfatizou Antônio.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114