Cuiabá | MT 26/04/2024
Interior de MT
Quarta, 20 de julho de 2016, 20h15

Paranatinga recebe Projeto Padrinhos


Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) é a 20ª comarca de Mato Grosso a receber o Projeto Padrinhos, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT) por incentivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O lançamento foi realizado na terça feira (19 de julho), no Fórum da cidade, e contou com a participação da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip.

.

A juíza Augusta Prutchansky Martins Gomes Negrão Nogueira, da 1ª Vara, foi responsável pela organização do evento. O projeto beneficiará oito jovens acolhidos na Casa Transitória Coração de Maria, com idade entre 7 e 18 anos. Após a implantação, pessoas já procuraram o judiciário interessadas em apadrinhar.

O projeto, que está em andamento desde 2008, é uma prática de solidariedade e apoio às crianças e adolescentes acolhidos em instituições públicas. O objetivo é oferecer melhores condições ao desenvolvimento infantojuvenil, como forma de minimizar sofrimentos causados pela falta do convívio familiar e comunitário, por meio do incentivo à participação de pessoas que não têm interesse na adoção ou guarda, mas que desejam ‘apadrinhar’ essas crianças e adolescentes.

Qualquer cidadão com mais de 18 anos de idade pode apadrinhar, desde que preencha alguns requisitos como ter disponibilidade de tempo e não ter antecedentes criminais. Empresas e organizações também podem apadrinhar por meio de ações de responsabilidade social.

.

As modalidades de apadrinhamento são:

- Afetivo = é aquele que dedica parte do tempo para a criança ou o adolescente, faz visitas regularmente, compartilha momentos especiais nos fins de semana, feriados ou férias escolares.

- Provedor = é quem dá suporte financeiro às crianças e adolescentes por meio de doação de material escolar, calçados, pertences de uso pessoal ou com patrocínio de cursos profissionalizantes, artísticos, educacionais e esportivos.

- Prestador de serviços = normalmente é um profissional liberal que se cadastra para atender às crianças e aos adolescentes conforme sua especialidade de trabalho (dentista, médico, professor, etc.).

Participaram do lançamento em Paranatinga a secretária de Assistência Social Nirte Maria Silva, conselheiros tutelares, integrantes do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), servidores, magistrados e advogados. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114