Cuiabá | MT 02/05/2024
Interior de MT
Quarta, 31 de agosto de 2016, 12h42

Região de Rondonópolis registra queda de 8% em acidentes em 2016


O número de acidentes caiu 8% de janeiro a julho deste ano na região pertencente a Rondonópolis, do km 52 da BR-163, sul do município, ao km 237 da BR-364, sentido norte na saída para Cuiabá, uma extensão de 93 quilômetros. A BR-163 no município segue até o km 119,9 e a partir deste ponto passa a ser BR-364, no quilômetro 201 desta rodovia, sentido norte.

A comparação leva em consideração o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 260 acidentes na extensão. Em 2016, esse número caiu para 238. Os acidentes com vítimas fatais apresentaram redução de 17%. Nos sete primeiros meses de 2015 foram registrados seis óbitos, enquanto em 2016 foram cinco casos, no mesmo período.

No município, as colisões traseiras (25%), as saídas de pista (14%) e as colisões laterais (13%) são as principais ocorrências registradas. Já os tipos de veículos que mais se envolvem em acidentes na extensão são veículos de passeio (37%), veículos pesados (34%) e motocicletas (20,1%).

No total de 850,9 quilômetros de concessão da Rota do Oeste em Mato Grosso, envolvendo as BRs 163, 364 e 070, foi registrada uma redução de 7% no número de acidentes de janeiro a julho deste ano. O número de mortes também caiu em 4%.

Imposto repassado

Todos os meses, a Rota do Oeste repassa aos 19 municípios que têm áreas ao longo das rodovias sob concessão o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), referente à cobrança de pedágio e a obras realizadas nas áreas desses municípios. De janeiro a julho de 2016, foram repassados a Rondonópolis R$ 1.896.327,69 em ISS.

ROTA SEGURA - Para diminuir ainda mais esses índices, a Rota do Oeste realiza pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o programa "Rota Segura". A partir desta segunda-feira (29), as palestras e informações sobre segurança no trânsito para crianças, jovens e adultos ocorrerão em Rondonópolis.

O programa será realizado no município até 2 de setembro e tem como público-alvo estudantes, trabalhadores e motoristas profissionais. A abertura das atividades está marcada para às 16h, na Escola Estadual Eunice Souza Santos.

As palestras tratam de temas como boas práticas dos motoristas, importância de cumprir as leis, direitos e deveres de cada cidadão no
trânsito, riscos do consumo de álcool e drogas, além de apresentação de vídeos e fotografias. Durante os encontros, o público tem a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre legislação, direitos e deveres.

Como atende públicos distintos, a Concessionária tem a preocupação em oferecer atividades específicas para cada faixa etária. Os mais jovens participam das atividades nas escolas públicas, onde os assuntos são abordados de forma lúdica, com a presença de animadores. Ao final, é realizada a distribuição de brindes que remetem à importância da educação no trânsito. Essa frente de atuação conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e tem o objetivo de criar a consciência entre os mais jovens, que terminam cobrando uma boa conduta dos adultos.

Para atender os motoristas profissionais, principais usuários das rodovias de Mato Grosso, a PRF elabora uma palestra diferenciada com intuito de sensibilizar a categoria sobre a necessidade do cumprimento das regras para evitar acidentes e preservar vidas. As reuniões são realizadas em postos de combustíveis, no período da noite, com duração aproximada de uma hora. Durante o evento, os participantes têm ainda a oportunidade de tirar dúvidas com os policiais.

BALANÇO - Este ano, o "Rota Segura" teve início em junho com palestras e teatros realizados em Cuiabá e Várzea Grande. Esta edição vai contemplar seis municípios situados próximos à BR-163/364, de responsabilidade da Rota do Oeste. Rondonópolis é a terceira cidade do interior do Estado a receber as ações.

De 15 a 19 de agosto, as atividades contemplaram os municípios de Juscimeira e São Pedro da Cipa, onde cerca de 2,5 mil pessoas tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre segurança no trânsito. Ao todo, foram realizadas 20 palestras em escolas públicas, postos de combustíveis e empresas.

Em Cuiabá e Várzea Grande foram ministradas 18 palestras em escolas públicas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), postos de combustíveis e empresas do segmento de transporte. iva 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114