Cuiabá | MT 19/05/2024
Interior de MT
Segunda, 31 de janeiro de 2011, 09h04
Pós euforia

Queda nas vendas de janeiro afeta maioria do comércio de Alto Araguaia


Empresária direciona campanha para cliente que apenas presenteou e agora compra pra sí

Vandréia de Paula
PlantãoNews/Alto Araguaia

Todo mês de janeiro o comércio sofre com a baixa venda naturalmente. Em Alto Araguaia não poderia ser diferente, e a procura reduzida fica explicita quando se transita nas ruas e lojas da cidade.

A explicação mais comum se dá aos gastos excessivos que as pessoas tem no final do ano, são os presentes de Natal, festas de Ano Novo dentre outros fatores que fazem com que o janeiro se torne o mês que o caixa vai à zero.

Muitas empresas adotam medidas para tornar menos impactante esta falta de consumidores. É quando a criatividade fica em alta, tudo para chamar a atenção do cliente na tentativa de fazê-lo comprar. São promoções, facilidades no crediário, investimento pesado em mídia. E tem aqueles que detêm um planejamento diferenciado, e pouco comum em Alto Araguaia.

É o caso da Maria Erli Ribeiro Viela, proprietária de uma loja de presentes da cidade. Enquanto muitos comerciantes apenas se preocupam em vender no mês de dezembro, e janeiro "queimar" o estoque ela já deixa reservado para este de mês de "vacas magras" novidades, e produtos mais recentes.

Ela explica ainda que muitos compram apenas para presentear em dezembro, e em janeiro é a vez de fazer compras para si próprias.  "A maiorias dos nossos clientes que vem aqui em dezembro procuram apenas presentear, e às vezes deixam de comprar algo para si. E em janeiro eles voltam para comprar o que desejou no mês anterior, e como temos novidades acabam levando outras muitos produtos" declara Maria Erli, que também adotou outra alternativa para cortar gastos: "uma maneira de sentir menos o impacto no bolso, é dar férias para uma funcionária, de 4 fixas na loja, assim diminui despesas", contabiliza a empresária que tem o empreendimento há 20 anos.

Mas nem todos seguem a este modelo e fazem o mais corriqueiro. Jogam grandes promoções, por vezes até levando prejuízo ao dar descontos em compras, são de 50 a 70%. Outros são obrigados a demitir  funcionários para dar conta das despesas, o que aconteceu com da empresária Carmem Suzana Magalhães, que tem uma loja de roupas e bijouteria no centro de Alto Araguaia. "Tive que demitir uma funcionária este mês, pois as vendas caem e o dinheiro falta" declara Carmem.

Outra loja de roupas visitada pelo Plantão News, apostou desde dezembro em publicidades, tanto em carros de som como na televisão, mas ainda assim diz que não surgiu muito efeito neste mês. "As vendas caíram, e a publicidade ainda não atraiu o cliente para comprar a aqui na loja", disse Leidylane Araújo Rocha, responsável pelas vendas da loja.

Contudo, é esperar a fase passar, já comum no início de ano. E aguardar o carnaval, que sempre volta a aquecer as vendas no comércio.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114