Cuiabá | MT 27/04/2024
Interior de MT
Segunda, 14 de março de 2011, 10h11
Sorriso

Funcionários municipais se empenham em servir a população


No último sábado, durante a 2ª edição do programa "Sorriso em Movimento" de 2011 , foi possível notar o empenho de aproximadamente 100 servidores municipais que ao longo de três anos têm se dedicado em oferecer inúmeros serviços públicos à população sorrisense, facilitando o acesso dos cidadãos, que são atendidos em suas próprias comunidades. A ação é sempre realizada aos sábados, e voluntariamente, os funcionários levam até os diversos bairros da cidade os serviços da prefeitura.

 

Nesta última edição a Escola Flor da Manhã, abrigou toda a estrutura do Poder Municipal. As salas de aula e os espaços da unidade escolar foram transformados em locais de atendimento dos diversos setores das secretarias municipais e outras instituições como o Ganha Tempo e os Correios.

 

Servidores de todas as áreas, entre eles diretores, coordenadores, secretários municipais, vice-prefeito e o funcionário público "número um" do município, o prefeito Chicão Bedin, ficaram todos à disposição da população dos bairros de boa parte da Grande São Domingos (Boa Esperança I e II e Fraternidade).

 

Já na entrada da escola monitores cuidavam das crianças nas atividades de recreação e na cama elástica. Dentro da unidade, a sala do 1º Ano foi transformada em diversão da sétima arte. Neiva Padilha, servidora do departamento de Cultura do Município, exibiu diversos filmes infantis na grande tela montada sobre o quadro negro para as crianças, que não desgrudaram os olhos da novidade, enquanto degustavam a tradicional pipoca de cinema.

 

Ali do lado, outro ambiente dos alunos, que abriga a classe do 5º Ano, virou salão de beleza e o maquiador Valdenir Simon e suas ajudantes deixaram semblantes de meninas e senhoras moradoras da região mais felizes e bonitos. Ali também elas puderam fazer as unhas com desenhos artísticos.

 

Já na sala do 2º Ano, dois dos três cabeleireiros a disposição cortaram os cabelos dos dois filhos da dona de casa Evanilde dos Santos Leite, e de mais de dezenas de pessoas que procuraram por esse serviço. Ali na frente, o ambiente do 2º Ano virou sala de vacinação, onde cinco funcionários da Saúde, entre técnicos e enfermeiros, atenderam adultos e crianças. O técnico Márcio José da Silva,lembrou que os muitos pequenos resistiram em largar as brincadeiras, mas os pais não deixaram de levá-los para seguir completando o cartão de vacinas. Outros servidores da mesma área, junto com acadêmicos de Educação Física e Enfermagem, atenderam no Circuito da Saúde, que na sala ao lado fizeram uma leitura minuciosa de como anda a saúde dos moradores com levantamento de dados sobre peso, pressão arterial, taxa de glicemia, entre outros.

 

Os funcionários da prefeitura também não esqueceram de orientar a população da Grande São Domingos sobre a dengue. Com jogos para as crianças, cartazes e diálogos, quatro agentes ambientais se organizaram na sala da Pré-escola orientando sobre o combate à doença.

 

Do outro lado do saguão, numa sala específica, Adilson e Vanice, ambos funcionários da Secretaria de Fazenda, esclareceram dúvidas obre os tributos municipais e fizeram a entrega de carnês do IPTU de 2011. Ali pertinho, em um ambiente maior, uma estrutura do Ganha Tempo com 17 funcionários possibilitou aos moradores confeccionarem documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

 

No saguão da escola era possível encontrar servidores espalhados por toda parte, oferecendo algum tipo de serviço de secretarias como a Ação Social, Educação e Governo, entre outras. "É uma forma que tenho de sair da rotina e trazer meu trabalho para as pessoas, onde elas vivem", observa Juliano Mezzalira, servidor da secretaria de Agricultura desde 2004. Ele garante que participa do "Sorriso em Movimento" desde o início do programa por que isso lhe dá prazer. "Eu noto que existem muitos cidadãos que não conhecem todos os serviços que a prefeitura disponibiliza. Aqui no bairro essas pessoas têm mais chances de usufruir desses projetos e ações", argumentou o servidor de carreira do Município.

 

Os moradores da região também tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao prefeito Chicão Bedin. Eles formaram uma grande roda no meio do saguão da escola para ouvir as respostas do gestor. Bedin esclareceu dúvidas sobre ações de infraestrutura, saúde, segurança e educação. "Esse contato, essa proximidade com as pessoas motiva os servidores, nos deixa mais entusiasmados para trabalhar", afirmou o prefeito. Como todos os funcionários da prefeitura, Bedin evidenciou sua satisfação em sair do seu gabinete para administrar a estrutura do órgão público naquela comunidade. Ao debater e trocar ideias com os munícipes daquela região, o gestor relatou que é "tão importante governar para o povo, como com o povo".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114